Um dos pedidos feitos ao Governo do Estado através do prefeito de Hulha Negra, Renato Machado (PP) chega hoje no município. São 200 cestas básicas e 200 kits de higiene que chegaram ontem (06.02) a Hulha Negra. A ajuda humanitária faz parte da lista de pedidos que o prefeito fez quando esteve em Porto Alegre na semana passada. Na ocasião o prefeito também pediu a perfuração de três poços artesianos (zona urbana, assentamento Santa Elmira e Comunidade Nova Esperança), 350 reservatórios de água de 500 litros e ainda fez o pedido do empréstimo de uma escavadeira Poclain. A máquina será usada na escavação e manutenção de açudes no interior do município.
Dois funcionários da Prefeitura se deslocaram na segunda-feira (05.02) com um veículo da frota do município até Cachoeirinha, na região metropolitana do Estado. Ontem (06.02), pela manhã, eles carregaram as cestas básicas e foram até Porto Alegre, na Base da Defesa Civil, localizado no Instituto Riograndense do Arroz – IRGA, para carregar os kits de limpeza. O caminhão chegou ontem em Hulha Negra por volta das 9h.
A entrega destes materiais vai beneficiar apenas as famílias que tiveram perdas em razão da estiagem. O prefeito Renato Machado explica que a entrega vai seguir um cronograma. “O nosso pedido foi de 300 cestas básicas, porém foram enviadas 200 cestas. Vamos nos ater ao critério que será estabelecido para a entrega para poder distribuir o quanto antes para as famílias que foram mais prejudicadas por causa da estiagem”, disse o prefeito.

Decreto
 A situação de emergência em toda a área rural e urbana, afetadas pela estiagem desde o final do ano passado. De acordo com levantamento elaborado pelo escritório municipal da Emater-RS/Ascar, o município apresenta perdas na cultura da soja, leite, sorgo e milho. O prejuízo total de perdas agropecuárias, segundo o laudo, ultrapassava a casa de R$ 8 milhões. Apenas na pecuária, o montante totalizava R$ 644.423,25.

Homologação
O prefeito Renato Machado aguarda agora o reconhecimento do Estado e da União, com relação a situação de emergência. A homologação se dá através de uma publicação no Diário Oficial. Com o reconhecimento, Hulha Negra passa a ter uma garantia quanto a benefícios como ajuda humanitária, dispensa de processo licitatório, repasse de recurso, auxílio em obras de restabelecimento por meio de Planos de Trabalho, entre outros.

Data de publicação: 06/02/2018

Créditos das Fotos: Eder Pereira de Pereira