Ontem (28.02) o dia foi totalmente dedicado ao público da Melhor Idade. Palestras e dinâmica marcaram o 1º Encontro da Melhor Idade, evento realizado pela Prefeitura de Hulha Negra, através da Secretaria de Saúde e com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Emater. O encontrou reuniu mais de 40 pessoas no Ginásio Carochão.
A abertura do evento aconteceu as 8h30. O vice prefeito e Secretário de Saúde, Marco Igor Ballejo Canto apresentou o evento. O secretário destacou que o público da Melhor Idade é de extrema importância e deve receber atenção especial.
Na sequência o grupo participou de uma aula de ginástica com o professor de Educação Física, Tácio Padilha. A psicóloga do Cras, Jianes Mieres palestrou para o grupo com o tema “Auto-estima e depressão na Melhor Idade.
A secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, falou sobre as atividades desenvolvidas pela Pasta com ênfase nos programas sociais. Maninha também divulgou que durante a semana de atividades festivas em comemoração ao aniversário de Hulha Negra, será realizada uma palestra dedicada ao mês da mulher.
As 10h aconteceu um intervalo das palestras para a realização do coffee break. Foi servido cuca, bolachas, salgadinhos e queijos produzidos pelas agroindústrias de Hulha Negra, além de sobremesas, água e sucos.
Já ás 10h30 o publicou recebeu a palestra da médica Cristina Athayde, da Equipe da Saúde da Família (ESF 2). O tema foi “Envelhecer com Saúde”. Ainda sobre saúde, a odontóloga Beatriz Dias palestrou sobre o tema “Hábitos saudáveis na higiene bucal”.
A enfermeira Carla Ruiz Lugo apresentou a Caderneta do Idoso, importante documento que foi entregue aos usuários. A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa integra um conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde. É um instrumento estratégico proposto para auxiliar no bom manejo da saúde dessa população, sendo usada tanto pelas equipes de saúde quanto pelos idosos, por seus familiares e cuidadores. Ela permite o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida.
A enfermeira Pricila Collares foi a última palestrante do evento. Ela fez uma explanação de como funciona e de como é a rotina de atendimento a pessoa idosa. No final do evento foi realizado outro momento de descontração e integração. Foram sorteados cucas, salgadinhos, bolachas e queijo.
O secretário de Saúde Marco Igor Ballejo Canto já anunciou que em breve será realizado outro evento dedicado a Melhor Idade. “Já estamos programando o próximo e, certamente, será ainda melhor e com mais atrações”, garante o secretário.
O prefeito de Hulha Negra Renato Machado salienta a importância da atenção a Melhor Idade. “É importante a administração ser motivadora e proporcionar uma forma de presentear a Melhor Idade que tem dado tantos exemplos de sabedoria de vida. Precisamos cada vez mais orientar e fortalecer todo o convívio sócio familiar e comunitário”, destaca o prefeito.

Data de publicação: 01/03/2018