Inauguração agroindústrias

Categoria: Programas e ações

Data: 09/04/2018

Crédito: Assessoria de Imprensa

Na sexta-feira passada, ocorreu a inauguração de três agroindústrias familiares de Hulha Negra. Na ocasião, os estabelecimentos da Pampalac, da produtora Janete Raddatz, a Agromap, da produtora Marili Porto, e a Aprofara, uma associação de produtores familiares da Reforma Agrária. A Pampalac produz queijos coloniais (temperado, tipo minas frescal, tipo minas frescal temperado, com azeitona, tomate seco, orégano, salsinha). A Agromap é especialista em bebida láctea (iogurte), além de queijos coloniais e colonial temperado, manteiga e doce de leite. A Aprofara produz pães, cucas e bolachas.
Para o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, as agroindústrias familiares fixam o homem no campo e melhoram a economia do município gerando emprego. Com esses empreendimentos o município passa a contar com cinco estruturas do tipo, duas de laticínios, uma de vegetais minimamente processados e duas de panificados e doces. As unidades abastecem os mercados locais e dos arredores, com produtos de origem vegetal e animal como: pães, roscas, biscoitos, cucas, massas caseiras, doces coloniais, queijo colonial, minas, temperado, além de manteigas, doce de leite, iogurte e bebidas lácteas.
Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Fernando Lima, no final de 2017, Hulha Negra conseguiu implantar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que permite aos pequenos agricultores comercializem os produtos dentro da cidade.
O próximo passo é chegar ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que permitirá o trânsito dos produtos para outras cidades. “Temos duas agroindústrias de panificação que já comercializam para a merenda escolar e para o exército em Bagé”, disse.

Outros álbuns

Selecione a Categoria: