A Prefeitura de Hulha Negra recebeu, na sexta-feira (04.05), 1.054 cestas básicas repassadas, pelo governo federal, para beneficiar as famílias que tiveram suas produções afetadas pela estiagem que assola o município e região. As unidades foram coletadas em Porto Alegre e chegaram em Hulha Negra no fim da tarde.
Segundo a secretária de Assistência Social, Elizete Brasil, os alimentos serão destinados às famílias no interior do município que se encontram em vulnerabilidade social, cadastradas no Número de Inscrição Social (NIS). Elizete explica que, devido ao número de pessoas na categoria ultrapassar a quantidade de bolsas recebidas, a pasta fará um levantamento para contemplar os que mais necessitam dos donativos.
Até o momento, o município já recebeu duas contribuições de cestas básicas do governo estadual, uma de 200 pacotes, em fevereiro, e outra com 150 unidades, em abril. Porém, levando em conta a distância de tempo entre os recebimentos, a secretária não descarta que alguns beneficiados na primeira distribuição sejam contemplados, novamente, nesta oportunidade.
Prefeito de Hulha Negra, Renato Machado salienta que o recebimento destas unidades não resolve os problemas dos cidadãos que tiveram sua produção afetada pela falta das chuvas, mas acredita que isso é o mínimo que pode ser feito para auxiliar aqueles que necessitam deste auxílio. Ele também destaca que a União já entregou, ao município, 3.750 quilos de leite em pó e liberou o auxílio de R$ 21,9 mil, que serão utilizados na compra de óleo diesel para o transporte de água.

Pedido
A entrega dos pacotes é uma das solicitações feitas por Hulha Negra, no dia 21 de março, em Brasília, na reunião dos prefeitos da região com autoridades do Ministério da Integração Nacional. O prefeito explica que o município fez o pedido de 1,5 mil pacotes, referentes ao número de cadastros no NIS, porém o governo federal só autorizou o encaminhamento da quantidade mencionada.

Cronograma de entrega
A prefeitura de Hulha Negra informa que a entrega das Cestas obedece ao cronograma abaixo:

8 de Maio
9h - Sede do assentamento Sepé Tiaraju,
10h - Sede do Assentamento Estância Velha;
11h - Sede do Assentamento Coopaul – Meia Água;
13h 30 - Sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Assentamento Santo Antônio e Nasce uma Esperança;
14h 30 - Sede do Assentamento – Boa Amizade
16h -  Sede do Assentamento – Nova União;

9h -  Sede Assentamento – Capivara A
10h -  Sede Assentamento – Tapete Verde
11h -  Sede Assentamento – Palmeiras
13h 30 -  Sede Assentamento – Conquista da Fronteira