O projeto prevê uma serie de atividades de conscientização e combate ao uso de entorpecentes e similares.

O combate ao uso de entorpecentes e drogas lícitas ganha um reforço importante. A prefeitura de Hulha Negra, através de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski), deu início ao projeto “Drogas nem pensar, Xirú”. O projeto prevê uma serie de atividades de conscientização e combate ao uso de entorpecentes e similares.
A abertura do projeto aconteceu na Trigolândia, durante uma palestra realizada com os professores da escola estadual Manoel Lucas de Oliveira. Os palestrantes Nara Oliveira, comissária da Polícia Civil e Rodrigo Fialho, presidente e fundador da ONG Junto na Prevenção, dividiram experiências e conhecimentos com os professores numa grande roda de bate papo.
Na sexta-feira (20.08) a palestra envolveu os professores da rede municipal de ensino. Os professores se reuniram no ginásio Carochão, na sede de Hulha Negra. A comissária Nara Oliveira palestrou aos professores sobre os tipos de drogas (lícitas e não lícitas) e quais os malefícios que elas causam ao ser humano. Ela ainda salientou que o uso de drogas é crime e pode levar os adolescentes para cadeia. “Muitos menores de idade tem a ideia que ser preso com drogas ‘não dá nada’ por ele ser menor de 18 anos. É uma inverdade. Menor de idade que for preso com drogas vai responder criminalmente sim e vai se complicar. É crime e criminoso vai pra cadeia”, destacou a comissária.
Rodrigo Fialho fundou a ONG em 2010. São inúmeras as palestra e experiências com adolescentes. Fialho dividiu experiências com os professores e orientou os docentes sobre os alertas que podem identificar que o aluno está usando drogas. “São vários os fatores que podemos observar e que são indícios que o aluno está envolvido com drogas. É nosso papel identificar e orientar esse jovem sobre o ‘futuro’ que a droga oferece: a cadeia ou o cemitério”, disse o palestrante.
A secretaria de Assistência Social Elisete Brasil, a Maninha, explica que o projeto vai atingir o público geral mas, principalmente a comunidade escolar. Ela conta que a próxima etapa do projeto é que na seja formado grupos, de até cinco alunos, para ser trabalhado a questão do combate as drogas. Os alunos farão vídeos, que depois de selecionados na escola, serão postados no Facebook  e o grupo mais curtido vai receber uma premiação. “Estamos pesando em dar um tablete para cada aluno do grupo e para a professora do grupo premiado”,  disse a secretária.
A psicóloga Caroline Porto alerta que a droga está presente em todos os âmbitos da nossa sociedade. “A droga não escolhe classe social, por isso a prevenção é muito importante, pois assim conscientizará o jovem e a família dos males que esta traz, os riscos e perigos causados por elas. Este projeto que envolverá as rede de educação, Assistência Social e Saúde  e fará com que todos reflitam e contribuam com informações  necessárias a serem transmitidas aos alunos e comunidade no intuito de sensibiliza-los e também preveni-los”.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas, diz que é necessário juntar esforços para combater o mal causado pelas drogas. “Prevenção ainda é uma das maneiras de combate as drogas. Estamos unindo forças para combater e precisamos de mais parceiras para no ajudar nessa luta”, disse o prefeito.

Data de publicação: 24/07/2018