O evento de capacitação aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto, na sala multiuso da Secretaria Municipal de Assistência Social. O encontrou reuniu mais de 10 visitadoras, além da monitora e funcionários do Centro de Referência em Assistência Social (Cras)

A Prefeitura Municipal de Hulha Negra, através da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu três dias de capacitação das as visitadoras dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz. O evento de capacitação aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto, na sala multiuso da Secretaria Municipal de Assistência Social. O encontrou reuniu mais de 10 visitadoras, além da monitora e funcionários do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
O primeiro dia da Capacitação contou com a presença das representantes da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Andreza e Márcia Stypulkowski e da fonoaudióloga Loreni da Roa Machado. Já no segundo dia do evento a visitadora do Pim Criança Feliz de Candiota,  Iara Cristina, e as monitoras Liana Silveira e Daiane Leal participaram da capacitação como convidadas. No último dia as convidadas foram as psicólogas Caroline Porto e Jianes Méris.
Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Elisete Brasil (Maninha), a capacitação representa um espaço que favorece o fortalecimento dos conhecimentos e competências que serão requeridas na execução da política voltada à criança e ao crescimento saudável. Sua metodologia segue as diretrizes das políticas de atenção à saúde, educação e desenvolvimento social.
Monitorando os programas em Hulha Negra, a psicóloga Caroline Porto entende que a capacitação teve como  principal foco  explicar a importância dos programas Primeira Infância Melhor/Criança Feliz as atuais visitadoras e também aquelas que almejam ser. "Vimos na prática como funciona a visita domiciliar e assim poder aplica-lá em nosso município".
Para o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas, o município investe em programas que são de extrema importância para a comunidade hulhanegrense e entende que a capacitação é fundamental para o bom desempenho dos projetos. "Hulha Negra só te a ganhar e se a comunidade está ganhando, estamos no rumo certo", avalia o prefeito.
PIM - Política pública pioneira no Brasil, o Primeira Infância Melhor (PIM) é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.
o programa tem o objetivo de orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade. Tornar a primeira infância prioridade exige um olhar ampliado para outras necessidades essenciais dessa fase da vida. Mais que sobrevivência e mais que dar ênfase as carências, as faltas ou as deficiências é preciso garantir às crianças oportunidades e valorizar as formas de promoção do seu desenvolvimento integral. Este olhar requer uma mudança no entendimento sobre a criança e uma ação efetiva do poder público e da família. Portanto, a compreensão da primeira infância é uma construção política e cultural contínua, em que a criança já nasce sujeito de direitos quanto ao seu pleno desenvolvimento, embora dependente dos cuidados do adulto.
Criança Feliz
Esse projeto proposto pela primeira dama Marcela Temer, é um programa que incentiva as famílias a cuidarem melhor das suas crianças, isso acontece através de visitas promovidas por assistentes sociais do Governo Federal, orientado essas famílias de como o tratamento deve ser feito, de como a amamentação deve acontecer e também de algumas dicas de nutrição infantil.
Tudo isso é importante para garantir que essas crianças tenham um crescimento mais adequado, fazendo com que o desenvolvimento infantil seja de melhor qualidade. Isso é fundamental para garantir com que o país se desenvolva com mais qualidade, já que crianças bem alimentadas, nutridas e também aconselhadas, tem uma perspectiva de vida melhor. O programa Criança Feliz serve para que essas crianças, principalmente das famílias mais carentes, tenham um acompanhamento adequado, conseguindo se desenvolver e criar boas raízes.
Pois, muitas vezes, com o pai e a mãe tendo que trabalhar fora, essas crianças ficam sem uma orientação adequada, assim, o programa surge para preencher esse vácuo, o qual, tem uma importância enorme no desenvolvimento dessas famílias.
Por tudo isso, é importante que ele seja aplicado em todos os estados brasileiros, principalmente no Norte do país, local no qual a mortalidade infantil é enorme e a desnutrição nessa faixa etária de 0 a 6 anos acaba sendo um grande problema de saúde público.
Por fim, esse programa serve como amparo para as próprias famílias, que não sabem o que fazer para garantir uma educação melhor para os seus filhos e um desenvolvimento adequado.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 13/08/2018

Créditos: Assessoria de Imprensa

Créditos das Fotos: Joanes Araujo

Compartilhe!