No próximo sábado (18), acontece em todo o território nacional o dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo para crianças de 1 a 5 anos incompletos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a meta é alcançar ao menos 95% delas, independente se a caderneta de vacinação estiver em dia ou não. A campanha teve início no dia 6 de agosto e estende-se até 31 do mesmo mês. Além das crianças, apesar de não fazer parte do público alvo da campanha, as equipes de saúde também estão se mobilizando para vacinar os adultos contra o sarampo.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marco Igor Ballejo Canto, o intuito é permitir aos pais e responsáveis oportunidade de levar as crianças para receber as dosagens, de forma que não atrapalhe as atividades da semana, como o trabalho. “O Dia D será de grande importância para conseguirmos atingir nossa meta no município e deixar a região livre dessas doenças”, destacou Canto. O secretário ainda destaca que a população tem de apresentar a carteira de vacinação.
Conforme informou a responsável pelo setor de vacinas, Rosângela Araújo, a campanha tem ocorrido normalmente e a meta é imunizar 388 crianças até o final de agosto. As doses estão sendo aplicadas de segunda à sexta-feira, no Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais), das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Para as crianças residentes no interior do município, o cronograma de vacinação já está ocorrendo de acordo com os dias de atendimento da equipe de saúde dos assentamentos. No sábado (18), o horário para vacinação é das 8h às 17h.

Data de publicação: 15/08/2018

Créditos: Assessoria de Imprensa