Medicamentos, veículos e profissionais foram assuntos que estiveram em pauta nesta semana durante uma entre vista concedida ao TP pelo secretário de Saúde e vice-prefeito de Hulha Negra, Marco Igor Ballejo Canto. Ao ser solicitado a avaliar o período em que está à frente de uma das principais secretarias municipais, Canto diz que ainda há muitos objetivos a serem cumpridos, mas a avaliação é positiva. Isso por que, segundo ele, alguns pontos já foram reavaliados e modificados, o que permite também, um melhor atendi mento à população.
PROFISSIONAIS –O primeiro ponto destacado pelo secretário se refere aos profissionais. Atualmente, o Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais), ou popular hospital, conta com cinco médicos para atendimentos na sede e interior do município, além de dentistas, fisioterapeuta e assistentes para encaminha mentos. Também foi citado por Canto, a ampliação do número de agentes de saúde. “Todos estão recebendo treinamento para melhor atender a comunidade. Hoje contamos com mais agentes e começamos um processo de remapeamento do município, pois nosso objetivo é que toda a Hulha Negra este ja coberta pelo atendimento do agente. A saúde básica é prioritária, deve ser ofertada com atenção e qualidade e para isso estamos verificando quais os problemas”, afirmou o secretário, confirmando problema de número insuficiente de técnicos em enfermagem, porém in formando que em poucos dias o quadro deverá estar completo.
Quanto aos profissionais, Canto também fez referência a treinamentos de urgência e emergência e a implantação de outra equipe do Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Os profissionais da saúde devem ter conhecimento sobre situações básicas. Já está no nosso cronograma a realização de cursos para as equipes, incluindo os agentes de saúde. Também vejo a necessidade de outra equipe para o interior, hoje contamos com uma na sede e outra no interior”, informou.
MEDICAMENTOS – A falta de alguns medicamentos já havia sido confirmada pelo gestor ao TP anteriormente, mais no início da gestão. Na oportunidade, Canto ressaltou a necessidade de uma melhor organização da farmácia, desde o pedido do medicamento até o prazo de licitação. Quanto a esse assunto, o secretário diz ter conseguido solucionar o problema. “Organizamos os prazos para a compra de medicamentos. Nos preocupamos em atender as necessidades da farmácia básica, principalmente aqueles de uso contínuo. Inclusive, devido a falta, por parte do estado, de insulina, efetuamos compra emergencial para que a comunidade não ficasse desassistida”, relatou.
POSTOS – O secretário também falou sobre o projeto de reforma do posto de saúde da localidade da Palmeira. Conforme Igor, o local, assim como outros, necessitam de reparos. “Já recebemos outro consultório odontológico para ser instalado no assentamento Nova União, através da emenda impositiva do vereador Irineu Engelmann, fato que auxiliará muito aquela comunidade. Queremos deixar os locais com estrutura básica adequada para os atendimentos”, expôs.
VEÍCULOS – Com relação a frota, o secretário expôs que todos os veículos que pertencem atualmente a Pasta apresentam condições adequadas de trafegabilidade. Ele, por outro lado, afirmou saber da necessidade, para a partir do próximo ano, de ocorrer uma renovação da frota. “Todos os veículos que estão rodando apresentam boas condições, mas são carros utilizados diariamente em viagens para Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Pinheiro Machado e Bagé e, consequentemente começam a ocorrer desgastes. Tenho um funcionário encarregado de verificar as condições dos veículos e sempre que houver necessidade, o veículo para e vai para reparos, pois é melhor reduzir um veículo do que colocar em risco à população transportada”, relatou o secretário. Uma notícia importante se refere à compra de um veículo Spin para as viagens com pacientes. Conforme o secretário Igor, já ocorreu o processo licita tório e em cerca de 45 dias o município já poderá utilizar o veículo que possui capa cidade para sete lugares. A compra é originária do destino de verbas de vereadores por meio do repasse da emenda impositiva do Legislativo. Também foi informado pelo secretário, que o caminhão que estava em manutenção e reforma para os atendimentos, em breve estará em funcionamento. Segundo já mostrado pelo TP, a estrutura que dispõe de sala de triagem, consultório médico e odontológico, estava passando por reforma interna e externa. “Os equipamentos já foram reinstalados e aguardamos somente um aparelho de ar condicionado para que ele fique à disposição da nossa equipe para o interior e eventos”, afirmou Canto. Concluindo o re passe de informações sobre os veículos da Secretaria de Saúde, o secretário diz que os veículos atuais suprem a necessidade da secretaria. “Uma ambulância pequena dava muito problema de manutenção e já foi devolvida à Prefeitura para outras finalidades, assim como um micro antigo. Os dois veículos estão em funcionamento, mas não servem para a saúde. Com a chegada da Spin e os reparos na Doblô vou averiguar o que é melhor ser feito com relação aos veículos”, pondera.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 01/09/2018