Com a chegada do mês de outubro, várias iniciativas de conscientização relacionadas ao câncer de mama aparecem no cenário local, nacional e internacional. São ações realizadas tanto por meios privados como públicos, e podem vir de pequenos grupos, instituições, organizações, associações e órgãos. Esse movimento ficou conhecido como Outubro Rosa e tem por objetivo o reforço da campanha contra o câncer de mama e o incentivo para o exame de toque e a prevenção da doença.
Em Hulha Negra, entre a atividades desenvolvidas, na tarde de quinta-feira (04.10) a Prefeitura Municipal de Hulha Negra, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu um encontro com a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan). A palestra aconteceu na sala do Cras e reuniu mulheres que integram os programas da Secretaria de Assistência Social, servidores das secretarias de Assistência Social e da Saúde.
A palestra inicial de apresentação da Aapecan ficou por conta da Assistente Social Ani Vaz. Ela destacou que a Associação é uma entidade que não visa lucro, que é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que, atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade e que, atualmente, são 14 unidades de atendimento e dez Casas de Apoio no Rio Grande do Sul.
Já a psicóloga Francine Pimenta trouxe uma roda de conversa sobre o tema e explicou sobre a doença enfatizando a prevenção. A psicóloga afirmou que quanto mais precoce a doença for detectada, mais eficaz será o tratamento. “Quando a doença é descoberta no início, as chances de cura são maiores que 90% e o tratamento é geralmente menos intenso, prevalecendo a cirurgia conservadora e muitas vezes não sendo necessário a quimioterapia”, afirmou.
O prefeito municipal de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas, lembrou que a campanha “Outubro Rosa” é uma oportunidade para falar acerca da doença, conscientizar as pessoas da importância da realização dos exames de rastreamento para detecção precoce do tumor, assim como reforçar os cuidados e hábitos de vida saudáveis para minimizar o risco do surgimento da doença.
A secretaria de municipal de Assistência Social, Elisete Brasil, chamou a atenção para prevenção do câncer de mama. “Outra importante forma de detectar precocemente o câncer de mama é fazendo o autoexame. É necessário apalpar as mamas, prestando sempre atenção se há alguma alteração suspeita. Toque-as durante o banho, deitada antes de dormir ou ao acordar ou na frente do espelho”, ressaltou a secretária.

Interior
As palestras e rodas de conversa vão contemplar as comunidades do interior de Hulha Negra. No dia 11 de outubro o Assentamento Copaul vai receber as atividades. No dia 17 de outubro as atividades contemplam o Assentamento Santa Elmira. Já no assentamento Conquista da Fronteira o encontro vai ser realizado no dia 24 de outubro. No dia 31 de outubro é a vez do Assentamento Capivara B receber as atividades que englobam o Outubro Rosa.

Data de publicação: 06/10/2018