Além do Dia D, secretaria municipal de Saúde vai realizar uma semana voltada ao tema

A prefeitura municipal de Hulha Negra, através da Secretaria Municipal de Saúde, está engajada na Campanha Outubro Rosa. Na quarta-feira a secretaria promoveu uma capacitação com os agentes comunitários de saúde. A pasta de Saúde também participou da palestra com a Aapecan, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, na última quinta-feira.
Entre as atividades que serão realizadas neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar, com o apoio da Estratégia Saúde da Família, a Semana do Outubro Rosa. A ação vai acontecer de 15 a 20 de outubro. Neste período será ampliado o serviço à população feminina do município. Já o Dia ¨D¨ municipal, vai acontecer no dia 20 de outubro, na sede e no interior, durante todo o dia.
A secretaria Municipal de Saúde comprou 300 exames preventivos de câncer no colo do útero. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas.
Os exames preventivos serão feitos de forma gratuita para mulheres da faixa etária de 25 a 50 anos, como preconiza o Ministério da Saúde. Além dos preventivos, serão realizadas avaliações de mamas, e quando necessário, serão realizados exames complementares.
No dia 11 de outubro Secretaria Municipal de Saúde vai promover um ato, junto à árvore grande, que será decorada para o evento, onde haverá palestra e informações sobre a campanha e local dos preventivos.
Já no dia 19 de outubro, será feito um evento no Posto de Saúde do Assentamento Nova União onde serão feitos exames preventivos e palestras. O Posto de Saúde do Assentamento Nova União está sendo reformado e ganhará um novo consultório odontológico, amplo e moderno.
No dia 26 de outubro os exames preventivos e as palestras vão contemplar as comunidades próximas ao Posto de Saúde do Assentamento Palmeiras. O Posto será totalmente reformado e, também, ganhará novo consultório odontológico.

Data de publicação: 06/10/2018