Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Hulha Negra, através da Secretaria de Agropecuária, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai resultar no Mutirão Social. A ação, desenvolvida através do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, vai ser realizada no dia 11 de dezembro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Ginásio Carochão, em Hulha Negra.
Na ocasião serão ofertadas de forma gratuita a emissão de CPF e Carteira de Trabalho. Também serão sanadas dúvidas em relação ao INSS. Para ter acesso aos documentos (Carteira de Trabalho ou CPF), os beneficiados devem estar munidos da certidão de nascimento ou casamento original e os menores de idade, necessariamente, precisam estar acompanhados dos responsáveis (pais ou responsável legal), também munidos de documentos.
A secretaria Municipal de Assistência Social vai oferecer o Dia da Beleza. Serão distribuídas gratuitamente fichas para corte de cabelo, manicure e unhas decoradas. Para a garotada a Secretaria vai ofertar brinquedos infláveis.
Já a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar gratuitamente verificação de pressão arterial e HGT, orientações sobre saúde (consultas, exames e dengue), realização de exames laboratoriais (PSA e tipagem sanguínea) e exames de prevenção de colo de útero e mama.
O Programa de Documentação da Trabalhadora Rural é executado pelo Incra e pelo MDA com o objetivo de levar documentação às populações rurais para facilitar o acesso as políticas públicas. O PNDTR é realizado com o apoio do Departamento de Identificação do Estado, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e poderes executivo e legislativo municipais, além de cartórios de registro civil e de instituições cooperativas e sindicais dos trabalhadores rurais.

Data de publicação: 06/12/2018