A Associação Espiritualista e Umbandista (AEUB), em parceria com a Prefeitura de Hulha Negra, deu início aos reparos no santuário de Iemanjá, principal local de celebração na região.

Uma das celebrações mais tradicionais das religiões de matriz africana, a festa de Iemanjá acontece no próximo dia 2. E a Associação Espiritualista e Umbandista (AEUB), em parceria com a Prefeitura de Hulha Negra, deu início aos reparos no santuário de Iemanjá, principal local de celebração na região.
O presidente da AEUB, Delmar Medeiros, adianta que, a partir deste sábado, dia 26, iniciam os preparativos para a festa, com a realização da pintura e manutenção do espaço. A prefeitura de Hulha Negra fará as intervenções por meio da Secretaria Municipal de Obras.
Entre as ações que serão realizadas, estão o corte de grama de toda a área, poda, recolhimento do lixo, patrolamento de parte do entorno do santuário e aterramento de algumas áreas que sofreram com a erosão. Também será construída uma estrutura específica para acender velas para que as pessoas não acendam dentro das grutas.
A festa em homenagem à Iemanjá acontece anualmente e, este ano, deve reunir cerca de dois mil visitantes. Há vários anos, a Prefeitura de Hulha Negra tem sido a responsável pela limpeza do local e garante a estrutura organizada para a realização da festa.
"Essa festa é tradicional e reúne visitantes de toda a região. Já é um compromisso da nossa administração organizar o local e oferecer uma estrutura digna para abrigar os visitantes", garante o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas.

Fonte: Jornal Minuano

Data de publicação: 25/01/2019