A última segunda-feira (4) foi de cumprimento de agenda em Porto Alegre para a equipe da Secretaria de Agropecuária de Hulha Negra.

A última segunda-feira (4) foi de cumprimento de agenda em Porto Alegre para a equipe da Secretaria de Agropecuária de Hulha Negra. Com o objetivo de solicitar a liberação de recursos e o andamento de projetos importantes para o município, o secretário de Agropecuária Luis Fernando de Lima, o secretário adjunto, Volney Manfron e o funcionário responsável pela distribuição de água, Moisés Abreu, se reuniram com o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SeapDR) do Rio Grande do Sul, Luis Antonio Franciscatto Covatti, conhecido como Covatti Filho, do Progressistas. De acordo com o secretário Luis Fernando, esta foi a primeira visita feita ao atual gestor estadual, que além de uma apresentação do município de Hulha Negra, visou algumas reivindicações através da entrega de um ofício à Covatti. Segundo Lima, a primeira solicitação feita ao secretário foi referente a liberação de recursos da Consulta Popular no valor de R$ 115 mil para a aquisição de implementos agrícolas, visto o convênio já estar assinado. “Com relação aos recursos, o secretário disse que o convênio foi empenhado mas não foi orçado para 2019 e que com isso vai depender de uma verificação da Secretaria quanto a liberação do valor, que também conta com uma contrapartida do município”, relatou o secretário.
Também foi solicitada a liberação de sete kits de irrigação que serão destinados a produtores e ao próprio uso da Prefeitura. “Hulha Negra já participou de um curso de capacitação técnica em Charqueadas e esse projeto também está em fase final de liberação, faltando apenas um documento. O secretário confirmou a liberação dos kits”, expôs Lima. O secretário Luis Fernando também relatou ao TP outras duas importantes reivindicações, a continuidade do projeto de desenvolvimento de uvas, no assentamento Abrindo Fronteiras e a cedência de uma retroescavadeira hidráulica com esteira para a limpeza de açudes do interior do município. O secretário disse à reportagem que com relação as uvas, foi solicitado apoio para a instalação de uma agroindústria para a produção de sucos, visto haver uma grande produção no município. “O secretário manifestou apoio. Uma equipe técnica da SeapDR vai fazer uma visita a Hulha Negra, nas agroindústrias que já funcionam e naquelas que irão se formar, como a de uvas no assentamento Abrindo Fronteiras, que hoje estima uma produção acima de 25 toneladas da fruta de suco para 2020, para prestar auxílio técnico”, relata o secretário de Hulha Negra. Já quanto à escavadeira, segundo Lima, o secretário Covatti Filho informou ter disponibilizado o maquinário para os municípios de Alegrete, Uruguaiana e Dom Pedrito, bastante prejudicados em razão do grande volume de chuvas do mês de janeiro. “Teremos que esperar um pouco, mas nos foi garantido o maquinário depois que o serviço for realizado em Dom Pedrito. Estamos otimistas, inclusive já foi agendada pelo próprio secretário Covatti, uma reunião para a primeira semana de março para que nos sejam repassadas notícias mais concretas sobre nossas reivindicações”, conclui Luis Fernando.  

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 10/02/2019

Créditos: Assessoria de Imprensa

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!