A visita do jornalista foi pautada na pesquisa que Mariano está concluindo para escrever uma biografia sobre o lendário Adão Latorre - o tenente-coronel, revolucionário, maragato e que lutou na Revolução Federalista.

Nesta segunda-feira (25), o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, recebeu no gabinete o Jornalista e Mestre em História, Nilson Cezar Mariano. A visita do jornalista foi pautada na pesquisa que Mariano está concluindo para escrever uma biografia sobre o lendário Adão Latorre - o tenente-coronel, revolucionário, maragato e que lutou na Revolução Federalista.
Para o prefeito, ‘movimentar’ as águas da Lagoa da Música é eternizar a história. “É uma parte da Revolução que foi travada em solo hulhanegrense. É parte da nossa história e pra nós, como Executivo Municipal, é um privilégio contribuir para que essas lembranças sejam registradas e passadas para as futuras gerações”, destacou Machado.
Mariano se deslocou até a Lagoa da Música e registrou em fotos o local onde se deu a sangrenta batalha que imortalizou o nome Adão Latorre. Acompanhado de sua esposa, o jornalista ainda conheceu a antiga Estação Rio Negro. O livro que trará fatos inéditos sobre a vida do “Negro Adão” deve ser publicado no final do ano.

Sobre Mariano
Nilson Cezar Mariano é graduado em Jornalismo e mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Publicou livros em português e espanhol sobre a "Operação Condor", revelando o pacto secreto entre as ditaduras militares do Cone Sul. Entre as premiações que obteve como repórter (trabalhos individuais ou coletivos), estão o Prêmio Nacional Esso de Jornalismo (2013), mais cinco Essos regionais, o Vladimir Herzog de Direitos Humanos, dois da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), World Association of Newspaper (WAN), Embratel, Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI) e Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH). Também é co-autor em quatro livros de reportagens. É Cidadão Emérito de Porto Alegre, "Jornalista Amigo da Criança" (Andi/Unicef) e Prêmio Direitos Humanos Rio Grande do Sul (2000). Participou de quatro coletâneas organizadas por Profs. Drs. da PUCRS e UFRGS sobre regimes autoritários. Nascido em Candelária (RS), atuou como repórter nos jornais Zero Hora (Grupo RBS) e Folha da Tarde (Caldas Júnior) por 35 anos. Atualmente, é jornalista autônomo e pesquisador histórico.

Data de publicação: 25/02/2019

Créditos: Assessoria de Imprensa