No último domingo (24), Hulha Negra completou 27 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar a data, algumas programações foram organizadas pela Prefeitura, através da Secretaria e Educação e Cultura (Smec). O Executivo aproveitou o período para realizar a etapa municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), integrando alunos de todas as escolas, municipais e estaduais, reunindo cerca de 1000 estudantes. Na premiação geral, a Escola Monteiro Lobato, localizada na sede da cidade e a maior em número de alunos, conquistou o troféu de Campeã Geral. O assessor de Esportes do município, Patrique Padilha, disse ao TP ter visto os jogos como de fundamental importância para o desenvolvimento dos estudantes. “Os jogos tiveram por objetivo incentivar a participação da comunidade escolar, promovendo a integração dos estudantes, assim como a inclusão social, buscando o lazer, o aprendizado, a disciplina, ou seja, valores que ajudarão as crianças e adolescentes por toda a vida, pois através dos jogos aprendem a lutar por seus objetivos, a trabalhar em equipe, a ganhar e perder”, ressaltou Patrique.
PARAJOGOS – Durante os jogos ocorreu pela primeira vez no município a etapa na categoria Parajogos, voltada aos estudantes que apresentam algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Os alunos participaram de uma corrida e receberam medalhas.
DIA DA BELEZA – A programação de aniversário da cidade foi encerrada com um Dia da Beleza, proporcionado pela Secretaria de Assistência Social com o auxílio de profissionais do município. A ação aconteceu no ginásio municipal com corte de cabelo, manicure e massagem, tudo de forma gratuita. Para os pequenos foram disponibilizados brinquedos infláveis e cama elástica. O dia foi encerrado com mateada e show de Cia do Baile. A programação de aniversário contou também com shows musicais com Fabrício Rios & Banda, Pretinho Básico e Dim Machado e Banda. O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado disse estar feliz por come morar mais um ano do município. “Nesses 27 anos de história contribuímos para acelerar o desenvolvimento do município e ficamos contentes em fazer parte dessa história. A programação do aniversário do município foi voltada a nossa comunidade que está de parabéns”, diz Renato.
RESULTADOS MODALIDADE X ALUNO X ESCOLA
* 75m – 1° lugar: Samuel – 15 de Junho
* 75m infantil feminino – 1° lugar: Letícia Saberia – Dalva Conceição Medeiros
* 100m juvenil feminino – 1° lugar: Yasmin – Manoel Lucas