Uma parceria da prefeitura de Hulha Negra, por meio da secretaria de Educação e Cultura (SMEC), com a Unipampa, vai resultar na realização da 1ª Fecihune, a Feira de Ciência de Hulha Negra. A feira que vai envolver alunos das escolas municipais e estaduais de Hulha Negra, será realizada no dia 18 de julho, no Ginásio Municipal.
“Fizemos o convite para todas as escolas do município. Estivemos reunidos com a direção das escolas da rede estadual e todas apontaram positivamente para a participação das instituições de ensino”, disse a secretária municipal de Educação e Cultura de Hulha Negra, Adriana Martinez Delabary.
Um dos objetivos da Fecihune é motivar o desenvolvimento de projetos que abordem a temática da feira, principalmente que investiguem as contribuições para a ciência e sociedade que ocorreram após os 50 anos da chegada do homem à lua.
Os trabalhos poderão ser inscritos nas seguintes áreas: Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. A organização da feira incentiva a relação com outras áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias). Serão aceitos trabalhos inscritos nas categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), Ensino Médio, e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Seminário na Unipampa
Na quinta-feira (09.05), as professoras Lilian Igure, Josimar Feira, Gisele Nunes e Clarice Aparecida Schwert, representaram Hulha Negra no seminário que abordou o tema: O Papel das feiras de ciências na alfabetização científica. No evento, as professoras participaram das rodas de conversa: Desafios na orientação de trabalhos para feiras de ciências e Desafios na organização de feiras de ciências. A comitiva ainda participou da palestra Alfabetização científica na educação básica, ministrada pela Prof. Dra. Lucia Helena Sasseron, da Universidade de São Paulo (USP).

Feiras internas
Nos dias 12, 13 e 14 de junho, as escolas da rede municipal vão realizar as feiras de ciência interna, ou seja, cada escola realiza sua feira e os trabalhos classificados representam a escola na 1ª Fecihune. Já os classificados na Feira Municipal vão apresentar os trabalhos na IX Feira de Ciência da Unipampa, em Bagé.

Data de publicação: 10/05/2019

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra