Na terça-feira (21) aconteceu a primeira fase da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Pela rede municipal de Hulha Negra participaram as três escolas: Auta Gomes, Monteiro Lobato e Nova Esperança.
Com exceção da escola Monteiro Lobato, a etapa encerrou na manhã desta terça-feira. Na escola Nova Esperança 38 dos 40 alunos inscritos participaram da prova. Para o professor de matemática, Vinicius Kercher, “A Obmep, proporciona a descoberta de novos talentos, além de estimular o estudo da matemática para nossos alunos despertando assim, o interesse dos educando pela disciplina”. Na escola Auta Gomes, conforme informações da diretora Fabiana Lucena Pinheiro, aproximadamente 40 alunos participaram da etapa.
A escola Monteiro Lobato inscreveu 100 alunos de 6º e 7º ano, e 68 alunos do nível II (8º e 9º ano). Para a diretora Fernanda Moreira, a olimpíada é de grande importância para escola, pois além de aferir o nível de desenvolvimento dos alunos nesta área de conhecimento, estimula e promove o uso da matemática. A diretora destaca que a Obmep também incentiva os professores da área a buscarem outras formas de desenvolver nos alunos o gosto pela matemática. “A atividade ocorre anualmente na escola e os alunos já estão acostumados a realizá-la. A cada ano vemos um maior compromisso dos mesmos com a olímpiada, visto que os alunos tem recebido menções honrosas pelo seu desempenho, o que nos deixa orgulhosos e nos impulsiona a nos dedicarmos ainda mais no ensino dessa importante área de conhecimento”, disse a diretora.

OBMEP
- Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a olimpíada tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.
A Obmep é dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e Secretarias de Educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
Os alunos devem acabar a avaliação em 2h30 e, aqueles que se classificarem, realizam a segunda fase da olimpíada no dia 28 de setembro. Nacionalmente são premiados com medalhas os 6,5 mil primeiros colocados de escolas públicas e 975 de instituições particulares. Mais de 50 mil alunos ainda terão certificados de Menção Honrosa.

Data de publicação: 24/05/2019

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra