A equipe responsável pela manutenção da rede de iluminação pública tem identificado impasses que causam preocupação a Administração Pública. Os ataques aos pontos de iluminação pública são um problema frequentemente enfrentado pela Prefeitura de Hulha Negra. O que tem chamado atenção é o aumento do número de ocorrências de vandalismo como a quebra dos bojos de lâmpadas.
Segundo o eletricista da Prefeitura, Rubem Schmit, a quebra de lâmpadas de iluminação pública tem sido uma constante no município. Ele explica que além da mão-de-obra o custo de cada lâmpada quebrada atinge em torno de R$350 Reais. Para Schmit, o fato revela uma falta de consideração e respeito com o patrimônio público e que, com isso, onerando o município, prejudica também os que pagam seus impostos esperando uma melhoria na cidade. Ele informa que a entrada do Bairro Floresta e a “estrada do Passinho” são os pontos mais prejudicados.
A equipe registrou em fotos e vídeos as lâmpadas quebradas com pedras. Em alguns casos a pedra ficou alojada no bojo da lâmpada. Com o interior do bojo exposto as intempéries, pequenas aves fazem ninho no local, a chuva estraga peças elétricas e compromete todo o equipamento.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, lamenta os atos de vandalismo. “Quem perde é a população. Infelizmente os próprios contribuintes do município saem prejudicados, pois falta luz no local até que a solução chegue. Além disso, as despesas são custeadas com recursos próprios da Prefeitura, dinheiro do contribuinte que poderia ir para outras melhorias”, aponta Machado.
No Código Penal, Parte Especial, Título II, onde trata Dos Crimes Contra o Patrimônio em seu Capítulo IV, Do Dano, o Art. 163 diz que Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia a pena pode chegar a detenção, de um a seis meses, ou multa.
Prefeitura intensifica manutenção
Apesar dos atos de vandalismo, a prefeitura de Hulha Negra, por meio da secretaria municipal de Obras, Serviços Públicos e Trânsito, tem intensificado o trabalho de manutenção no sistema de iluminação pública do Município. Com mais de 635 pontos distribuídos pela sede e parte do interior de Hulha Negra, a Prefeitura dedica, em média, três dias da semana para manutenção e reparo da rede de iluminação pública. Essa realidade era diferente antes da aquisição do cesto aéreo.
Anteriormente, a manutenção na rede precisava ser programada em acordo com a disponibilidade do caminhão com cesto aéreo que era alugado da Coopersul. Com a aquisição do cesto aéreo, em abril, o serviço de manutenção foi intensificado. O equipamento, adquirido com recursos próprios da Prefeitura no valor de R$ 81.900,00, conta com cesto com capacidade para 136 quilos, com alcance aproximado de 11 metros vertical, giro infinito, baús laterais metálicos para guardar ferramentas usuais, assoalho em alumínio, suporte de escada, suporte de cone, braços articulados hidraulicamente e sistema para comandos que permite o seu controle a partir do cesto ou da base pelo operador.
A equipe da Prefeitura mapeou os pontos onde as lâmpadas não acendem e deu início ao cronograma de manutenção. Toda a extensão das avenidas Hugo Canto e Getúlio Vargas recebeu reparos. Nestas avenidas são dois tipos de iluminação. A entrada do município possui pontos com iluminação de vapor metálico (luminância branca), já na avenida Getúlio Vargas as lâmpadas são de vapor de sódio, com luminosidade amarelo-alaranjada.

Data de publicação: 28/05/2019

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra