1629 doses da vacina foram aplicadas no município

Até o meio dia da sexta-feira (31.05), Hulha Negra contabilizava um percentual de 84,54% de cobertura da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2019. Segundo o relatório emitido pela técnica em Enfermagem e responsável pelo Setor de Vacinas da secretaria municipal de Saúde de Hulha Negra, Rosangela Araújo, 1629 doses da vacina foram aplicadas.
Neste relatório conta que do grupo de crianças, 367 doses foram aplicadas. Das 64 gestantes do município, 37 foram vacinadas.
No grupo que contempla os trabalhadores da área de Saúde, dos 59 integrantes, 48 foram vacinados. O grupo de idosos a população é de 675 e neste grupo foram aplicadas 629 doses da vacina. A maior cobertura é a do grupo de professores, que ultrapassou a meta e imunizou 50 integrantes do grupo que previa uma população de 45.
"A vacina protege o paciente dos tipos de vírus mais comuns que estão em circulação. Ao ser vacinado, o indivíduo desenvolve uma proteção, que não permite que ele desenvolva a doença pelos vírus contidos na vacina. Ressalto que a vacina começa a oferecer proteção após 15 dias de sua aplicação e ela não causa gripe, pois é feita com vírus inativado (vírus morto). A vacina tem que ser tomada anualmente, pois o vírus Influenza está em constante mutação", destacou o secretário municipal de Saúde, Volney Jorge.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) orienta os municípios para que, a partir desta semana, ampliem a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população. A orientação da SES, no entanto, é para que as secretarias municipais de Saúde reservem as doses previstas para os grupos das crianças, gestantes e pessoas com comorbidades até atingir 90% da meta de cobertura. Entretanto a SES destaca que não haverá envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde.
Até esta sexta-feira, mais de 3 milhões de pessoas já haviam se vacinado no Rio Grande do Sul, o que representa 79% de cobertura dos grupos prioritários. A recomendação do Estado foi tomada em conjunto com Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) e segue a mesma indicação do Ministério da Saúde.
A orientação para que os municípios reservem doses para os três grupos tem o objetivo de proteger essa população, que tem maior risco de desenvolver complicações graves em decorrência da infecção pelo vírus da Influenza. Cada município deverá avaliar a cobertura vacinal para estes grupos, reservando o número de vacinas necessárias para atingir a meta de 90%.

Data de publicação: 04/06/2019

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra