A Fecihune será realizada no dia 18 de julho, no Ginásio Carochão

A Prefeitura de Hulha Negra, por meio da secretaria municipal da Educação e Cultura (SMEC), realizou a etapa interna da Feira de Ciência em todas as escolas municipais de Hulha Negra. Foram três dias de muito envolvimento dos alunos da creche municipal Tia Elaine Bastos, e das escolas Monteiro Lobato, Nova Esperança e Auta Gomes.
Os estudantes apresentaram diversas experiências que foram elaboradas em aula. Esta iniciativa tem como o objetivo promover aos alunos conhecimento técnico e científico através do princípio de aprendizado por investigação, e proporcionar experiências, trabalhos em equipe e entusiasmo por novas descobertas, os qualificando como profissionais do futuro.
No dia 12 de junho, a manhã foi dedicada aos alunos da escola Auta Gomes. No dia 13, aconteceu a Feira de Ciências da escola Nova Esperança. Já na sexta-feira (14) foi a vez da escola Monteiro Lobato realizar a Feira, assim como a creche municipal Tia Elaine Bastos que organizou o evento com os ‘pequerruchos’ pela primeira vez.
Uma equipe formada por servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e do Setor de Meio Ambiente foi responsável por avaliar os trabalhos apresentados nos três dias de Feira. Foi selecionado um trabalho por turma e eles serão apresentados na Feira Municipal, a FECIHUNE, que será realizada no dia 18 de julho, no Ginásio Carochão. Para a acadêmica de Licenciatura em Química, Maelí Vinholes, uma das avaliadoras, em geral os trabalhos apresentados pelos alunos estavam muito bem elaborados. “De forma geral me deparei com trabalhos lindos, muito bem fundamentados, realmente surpreendente. Lindo ver o fruto de um trabalho elaborado por eles, confeccionado e estudado”.
Para a secretária de Educação e Cultura, Adriana Martinez Delabary, todas as expectativas da secretaria foram superadas. “Principalmente em relação a apresentação dos alunos, em geral, a explicação dos estudantes e a condução dos trabalhos foram excelente. Eles estavam perfeitos em todos sentidos e isso criou uma expectativa maior para a Feira Municipal” disse a secretária destacando que a equipe da Smec já está concluindo os preparativos para a Fecihune.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, visitou as escolas e ficou muito feliz e, de certa forma, surpreso com as apresentações dos alunos. “Os trabalhos estão em excelente nível. Eu fico impressionado com a criatividade desses alunos e com o conhecimento”, disse o prefeito chamando a atenção para o trabalho de um aluno da escola Nova Esperança que desenvolveu um ‘braço hidráulico’.
O prefeito parabenizou a Secretaria de Educação e Cultura e, em especial os professores, pela iniciativa que incentiva a participação dos alunos, em práticas onde a aprendizagem se torna mais abrangente e significativa. "Também há de se destacar que a atividade contribui para a formação dos alunos, que também estão de parabéns pela diversidade de experimentos e pela sua própria criatividade", comentou.

Escola Auta Gomes
No total, a escola municipal Auta Gomes, selecionou 11 trabalhos. Quatro foram selecionados no turno da manhã e o restante no turno da tarde. Pela Educação Infantil foi selecionado dois trabalhos (Pré I e II). Cinco trabalhos foram selecionados no nível Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e quatro trabalhos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
Para a diretora da escola Auta Gomes, Fabiana Lucena Pinheiro, houve muita dedicação e entusiasmo tanto por parte dos alunos, quanto da equipe de professores. Ela conta que todos estavam envolvidos na montagem, na pesquisa e na execução dos trabalhos. “Estamos muito confiantes em avançarmos para a próxima etapa, e gostaríamos de ir além, representar o Município na etapa regional na Universidade Federal do Pampa, a Unipampa Bagé. Devido a qualidade dos trabalhos classificados, todos eles embasados cientificamente”.
A diretora reafirma que os alunos estavam todos motivados “e isso é muito importante para o bom desenvolvimento de trabalhos coletivos, visto que em sua maioria os grupos eram composto por quatro integrantes. Os alunos demonstraram tanto na confecção quanto na apresentação realmente como e trabalhar em equipe, estão todos de parabéns. A escola Auta Gomes sente-se orgulhosa de ser representada por este grupo de 44 alunos na Feira Municipal”, orgulha-se Fabiana.
A diretora conclui que, depois de ter passado por esta etapa interna, a Escola sente-se motivada a dar continuidade nos próximos anos na realização de eventos interdisciplinares como este, visando a integração e articulação das várias áreas do conhecimento, unificando prática e teoria, com o propósito de ‘Revelar Novos Talentos’.

Nova Esperança
Na escola Nova Esperança também foram selecionados 11 trabalhos, sete deles no turno da tarde. Do Pré I ao Nono ano, a equipe avaliativa selecionou um trabalho por turma. A diretora da escola, Rosa Lúcia Soares Martin, conta que é grande a expectativa de participação para a etapa municipal, e que os alunos estão demostrando muito envolvimento e aprendizado com os trabalhos apresentados.
A diretora diz que no turno da manhã a escola estava com uma grande expectativa quanto aos trabalhos apresentados, porém, no momento da apresentação houve bastante nervosismo de alguns alunos e que no turno da tarde, os alunos superaram as expectativas até mesmo aqueles que são menos extrovertidos. Em geral, a diretora avalia que houve grande envolvimento dos alunos e todos foram também incentivados a participar de todas as etapas dos trabalhos.

Monteiro Lobato
A maior escola da rede municipal levará 24 trabalhos para a Feira Municipal. Foram 12 trabalhos selecionados por turno abrangendo as turmas do pré I ao 9º ano. A diretora da instituição, Fernanda Moreira Pereira Ritta, avaliou positivamente os trabalhos elaborados na etapa interna da Feira. “Os trabalhos foram muito bons. Abrangeram as diferentes áreas, tanto das ciências como da matemática. Os alunos estavam bastante organizados e empolgados”, disse a diretora.
Ela conta que o envolvimento dos alunos foi excelente. “Desde a educação infantil aos anos finais os trabalhos foram ótimos e os alunos mostraram que realmente tinham conhecimento do que estava sendo apresentado. Esse resultado também é mérito dos professores que se dedicaram muito nos últimos meses para que a feira fosse um sucesso”, comenta a diretora afirmando que momentos como esse são muito importantes, pois os alunos podem colocar em prática o que aprenderam em sala de aula.
Já em relação a expectativa da escola para a Fecihune, a diretora diz que espera é muito grande e que as pesquisas desenvolvidas serão intensificadas “a fim de apresentarmos trabalhos bem elaborados que classifiquem a Escola para a próxima fase”.

Creche Tia Elaine Bastos
Para a diretora Néri Lopes Pinto, o desafio da instituição começou quando recebeu o convite para participar da feira de ciências. A novidade assustou um pouco, mas foi sendo desfeito o impacto inicial quando os pequenos alunos começaram interagir com o assunto. A creche aproveitou o projeto “As cores do meu mundo”, que está sendo desenvolvido com os alunos, e adaptou a pesquisa na feira. Dois trabalhos foram selecionados com nota máxima e vão participar da Fecihune, em julho.
“Ficamos contentes com o resultado. Cabe salientar que a idades dos nossos alunos são, no máximo, três anos. Vendo eles apresentarem os trabalhos demostrando o total controle sobre o assunto, isso nos enche de orgulho. É um trabalho conjunto que conta a participação de todos. Quero agradecer aos avaliadores, a Smec, a Prefeitura e, principalmente, aos professores. Esta tudo muito lindo”, avaliou a diretora.

Fecihune
Uma parceria da prefeitura de Hulha Negra, por meio da secretaria de Educação e Cultura (SMEC), com a Unipampa, vai resultar na realização da 1ª Fecihune, a Feira de Ciência de Hulha Negra. A feira que vai envolver alunos das escolas municipais e estaduais de Hulha Negra, será realizada no dia 18 de julho, no Ginásio Carochão.
Um dos objetivos da Fecihune é motivar o desenvolvimento de projetos que abordem a temática da feira, principalmente que investiguem as contribuições para a ciência e sociedade que ocorreram após os 50 anos da chegada do homem à lua.
Os trabalhos poderão ser inscritos nas seguintes áreas: Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. A organização da feira incentiva a relação com outras áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias). Serão aceitos trabalhos inscritos nas categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), Ensino Médio, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os trabalhos classificados na Feira Municipal vão representar Hulha Negra na IX Feira de Ciência da Unipampa, em Bagé.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 19/06/2019

Créditos: Assessoria de Imprensa

Créditos das Fotos: Joanes Araujo

Compartilhe!