Nesta quarta-feira, inicia a votação da Consulta Popular, pleito do governo do Estado, organizado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE).
Os dias para eleitores elegerem as prioridades regionais são 4, 5 e 6 de setembro. Para votar, basta o número do título de eleitor, acessar o www.consultapopular.rs.gov.br e escolher a demanda. Além da internet, é possível votar presencialmente em pontos definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Em Hulha Negra os pontos de votação são: Centro Administrativo (Prefeitura), Hospital, Secretaria de Agropecuária e Emater Hulha Negra.
O enfoque da Consulta Popular 2019 é o Desenvolvimento Regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, ciência e a inovação em áreas como Agricultura, Infraestrutura e Turismo. A cédula terá três opções: Desenvolvimento da agricultura e cadeias produtivas; Fortalecimento da região turística do Pampa; e Melhoramento das estradas vicinais. Apenas uma das opções deve ser marcada.
A verba disponível para esta realização foi de R$ 20 milhões e será dividida nas 28 regiões dos Coredes. A premissa é aplicar a Consulta Popular como um meio para impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer a participação e comprometimento da sociedade, promover a avaliação de políticas públicas e valorizar as realidades de cada região.

Data de publicação: 02/09/2019

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra