A agroindústria Tia Zane tem mais uma história para contar no que se refere a participações em feiras e exposição de produtos pelo estado. Ela participou pela primeira vez da Expointer, que encerrou neste domingo (1º), em Esteio.
Os produtos foram comercializados no Pavilhão da Agricultura Familiar e, conforme Henrique Outeiro, filho da proprietária Eliziane Outeiro e que esteve no estande durante a feira, a participação foi avaliada positivamente. “Nossa avalição é de orgulho. Não está aqui na Expointer o Henrique, a Tia Zane, está aqui Hulha Negra e a região da Campanha representada através do seu sabor colonial e da sua essência.
Num cenário estadual, as vezes a região da Campanha é esquecida e estamos aqui pra mostrar que sim, que a região da Campanha tem muita coisa boa para oferecer”, disse Outeiro. Tia Zane levou um mix de 13 produtos a Expointer. Outeiro destacou que o salgadinho assado integral e o palitinho temperado foram os campeões de venda. O estande foi visitado pelo secretário de Agropecuária de Hulha Negra, Luis Fernando de Lima e por uma comitiva do município que visitou a Expointer nos últimos dias da feira. O grupo também visitou o estande da Pillar Artesanato, pioneira do município de Hulha Negra na feira com exposição de mantas, blusões e casacos, entre outras peças, confeccionados em lã crua
PAMPA GAÚCHO – A Casa da Agricultura foi palco de uma grande exposição dos potenciais turísticos, da gastronomia, da cultura e dos produtos produzidos nos municípios que compõem a Assudoeste Pampa Gaúcho: Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul. Hulha Negra esteve representada pelo vice-prefeito, Marco Igor Ballejo Canto, pelos secretários Hector Bastide, Luiz Fernando de Lima, Volney Jorge, Wagner Tavares e pelo chefe de gabinete Elias Scoto, além do chefe do escritório hulhanegrense da Emater, Guilherme Zorzi, e da produtora Janete Raddtaz (Pampalac) também participaram do evento.
O presidente da Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado – Assudoeste Pampa Gaúcho, prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves, na abertura do evento, falou da necessidade de um olhar para o Pampa Gaúcho por parte das autoridades. Logo depois, cada prefeito fez uma apresentação da sua cidade, enaltecendo o que tinha de melhor em termos de história, cultura, gastronomia e turismo.
O secretário de Agropecuária de Hulha Negra, Luis Fernando de Lima, destacou que o município investe na bandeira das agroindústrias. “Com o apoio do nosso prefeito criamos o SIM e o SUSAF. Temos orgulho de ter uma agroindústria expondo numa feira de nível internacional e certamente, no próximo ano, já teremos Pampalac expondo seus excelentes produtos e outras agroindústrias que ainda virão”, disse o secretário.
O vice-prefeito, Marco Igor Ballejo Canto, comemorou o sucesso da apreciação dos produtos das agroindústrias de Hulha Negra. “Fizemos a degustação de queijos, iogurtes, pães, cucas, bolachas, vinhos e suco de uva, e foi um sucesso. Todos apreciaram e elogiaram a qualidade dos nossos produtos, e assim, atingimos nosso objetivo de mostrar as potencialidades gastronômicas da nossa região. Além dos produtos das agroindústrias, também foi realizado a degustação de vinhos da vinícola Cara Negra e foi apresentado o carvão vegetal Lidera.”, destacou Canto.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 04/09/2019