O mês de outubro é conhecido e lembrado pela intensificação das atividades alusivas à prevenção do câncer de mama e colo de útero. Em Hulha Negra, assim como já ocorreu na região, para este sábado (26), está agendado o Dia D, no Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais), o popular hospital.
Na data ocorrerá uma programação especial, com palestras, coleta e marcação de exames, e até curso de auto maquiagem. De acordo com informações repassadas ao TP pela assessoria de Imprensa, embora o tema seja mais discutido em outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Hulha Negra realiza ações de conscientização que tem como objetivo principal, alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero.
A prefeitura disponibiliza mensalmente uma cota de exames gratuitos. São oferecidos exames de mamografia bilateral de rastreamento/rotina, mamografia bilateral diagnóstica, mamografia unilateral, ecografia mamária e exames preventivo de colo de útero.
O secretário de Saúde, Volnei Jorge, alerta sobre as formas de prevenção e sua importância no combate ao câncer de mama. O secretário destaca a importância do autoexame. “Muitas vezes, a doença é notada pelo aparecimento de um nódulo indolor através do autoexame ou até mesmo pelo exame médico. Quanto antes houver a descoberta, maiores serão as chances de sucesso do tratamento”.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, relembrou da necessidade de atenção sobre a doença. “As mulheres precisam estar atentas ao seu corpo e ao sinal de qualquer tipo de alteração. É claro que somente o autoexame não basta e não substitui o exame clínico realizado pelo médico ou a mamografia”, enfatiza o prefeito.
- 8h30 – acolhimento;
- 9h – palestra com a psicóloga Caroline Porto sobre “Auto estima e cuidado da mulher”;
- 9h30 – cooffe break;
- 10h – curso de auto maquiagem (20 pessoas);
- 11h – coleta e marcação de exames – 15 mamografias e 15 CP;
- 13h30 – acolhimento;
- 14h – palestra com o médico Samuel Levy;
- 14h30 – cooffe break
- 15h – curso de auto maquiagem (20 pessoas)
- 16h – coleta e marcação de exames – 15 mamografias e 15CP

Fonte: Tribuna do Pampa