Decreto 2392 foi prorrogado na tarde deste domingo

A Prefeitura de Hulha Negra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua solicitando à população que mantenha o distanciamento social e evite sair de casa por conta da contaminação do coronavírus. Na quinta-feira (25), o boletim diário publicado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura, em parceria com a Saúde, apresentou uma baixa significativa no número de casos suspeitos (foram zerados), porém não é momento de diminuir os cuidados relacionados ao novo coronavírus.

"Para que possamos manter uma queda acentuada e zerada nos casos, é fundamental que a população atenda aos pedidos da Prefeitura de Hulha Negra que tem se esforçado de muitas maneiras para proteger a população contra o novo coronavírus”, pede o prefeito Renato Machado.

O secretário municipal de Saúde, Volney Jorge, também reitera a importância da higienização das mãos, uso do álcool em gel e principalmente o distanciamento social. "Está mais que provado que essas são hoje as medidas mais eficazes de combate à COVID-19. A gestão municipal está trabalhando muito para cuidar da população da melhor forma e os resultados zerados de casos suspeitos de coronavírus, é fruto de muita dedicação", salientou.

A enfermeira e coordenadora do Cais Hulha Negra, Carla Ruiz faz um agradecimento para os voluntários (pessoas do município selecionadas para fazer o teste rápido), equipe de Agentes de Saúde e demais colegas da Secretaria de Saúde. “Graças a esta força-tarefa conseguimos mapear as linhas de contágio do vírus em Hulha Negra, e conseguimos zerar a lista de casos suspeitos. Vamos começar esta semana com ainda mais empenho para que surjam novas boas notícias”, destacou a enfermeira fazendo um agradecimento ao médico Samuel Levy “que não mede esforços para atender os casos com síndrome gripal”.

Contratação

A prefeitura de Hulha Negra está com o edital aberto do processo seletivo para a contratação de dois Agentes de Endemias para o enfrentamento da Covid-19. A contratação temporária, com atuação na Secretaria Municipal de Saúde, terá carga horária de 40 horas semanais, podendo trabalhar em regime de escala no turno da noite e remuneração mensal de R$ 1.400,00, mais vale alimentação. As inscrições estão sendo recebidas, exclusivamente pelo email psssecretariasaudehulha@gmail.com desde o dia 26 de junho e encerram amanhã, dia 19. A íntegra do edital está disponível no site do Município no endereço www.hulhanegra.rs.gov.br

Prorrogação do Decreto 2392 de 2020

Na tarde deste domingo foi emitido pela Prefeitura de Hulha Negra, o Decreto Municipal 2394 de 2020, que prorroga o Decreto Municipal 2392, de 2020. O documento 2392 emitido no dia 15 de junho foi prorrogado, portanto, seguem valendo a redação do documento que informa que permanecem suspensas a abertura de escolas municipais e escolas e cursos particulares; clubes sociais, campos, jogos e competições esportivas; casas de festas e eventos; festas de qualquer natureza (baladas, casamentos, formaturas, aniversários e demais confraternizações); atividades ao ar livre, visitação a praças e ginásios; cursos presenciais; casas noturnas, boates, e congêneres; centros culturais, bibliotecas e bares, sendo estes últimos autorizados somente com funcionamento de tele entrega.

O documento 2392 ainda decreta que os estabelecimentos que antes eram autorizados a abrir, tiveram atividades suspensas, podendo adotar apenas serviço de tele entrega. Como já ordenado pelo Estado, o decreto torna obrigatório o uso de máscara facial, de proteção respiratória, seja descartável ou reutilizável, durante o deslocamento de pessoas em todo o território do município de Hulha Negra.

Um ponto importante é que pessoas suspeitas da doença ou que tenha testado positivo para a Covid-19, ficam proibidas de deixarem as residências e o descumprimento pode incorrer em penalidades impostas pelo Art. 268 do Código Penal – Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: pena – detenção, de um mês a um ano, e multa. Parágrafo único – A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

O decreto também impõe que o comércio deverá disponibilizar pelo menos uma pessoa para a distribuição do álcool em gel, fazer higienização de carrinhos e cestas, bem como controlar o uso de máscaras e limitar o número de ingresso de pessoas no estabelecimento – como já orientado anteriormente seguindo com a capacidade reduzida do número de pessoas constante no alvará.

Estes locais, assim como agências lotéricas, correio e bancos devem organizar as filas externas com distanciamento de no mínimo um metro e meio entre as pessoas. Restaurantes, lanchonetes e pizzarias poderão funcionar até às 18 horas, respeitando as medidas de prevenção à Covid – 19 previstas no Decreto Municipal, e, após esse horário somente mediante tele entrega.

Data de publicação: 28/06/2020

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra