Documento é destinado para profissionais e entidades culturais afetados pela pandemia

A Prefeitura Municipal de Hulha Negra, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, lança a partir desta quinta-feira, 27, o Cadastro Municipal de Cultura – CMC. A iniciativa pretende criar uma base de dados dos profissionais e instituições da área artística e cultural, e por tanto vem tornar público o processo de cadastro de pessoas físicas e jurídicas, espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, organizações culturais comunitárias, cooperativas e instituições culturais, que atuam na área da cultura e residem no município.
O objetivo é implantar e manter atualizado um banco de dados de artistas, profissionais e instituições de arte e cultura, para mapeamento das manifestações culturais, das atividades artísticas, equipamentos culturais da cidade e dos meios de produção ligados à economia criativa realizados no município. Além disso, visa aproximar de forma democrática os profissionais de cultura que tenham o intuito de desenvolver a cultura local, fomentar a produção artística e a geração de indicadores culturais em nosso município.
Além disso, a ferramenta vai possibilitar que esse público alvo seja beneficiado, em breve, pelos recursos da Lei nº 14.017/2020, chamada de Lei Aldir Blanc, que foi criada com o intuito de promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia do COVID‐19.

Quem pode se inscrever?
O Cadastro está disponível em duas versões: CMC Profissionais, destinado ao cadastramento dos profissionais ligados à área cultural (pessoas físicas); e CMC Entidades, destinado ao preenchimento das informações das entidades responsáveis pelos espaços culturais no Município (pessoas jurídicas).

Como se inscrever?
O cadastro será realizado através do link disponibilizado no site da Prefeitura Municipal de Hulha Negra, hulhanegra.rs.gov.br, onde os interessados deverão preencher o formulário disponível, com informações básicas, o segmento a que pertencem, dados para contato e informações a respeito do trabalho que desenvolvem. O documento estará disponível durante o período de 27 de agosto a 18 de setembro de 2020.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 27/08/2020