Prefeitura ressalta a importância de manter cadastros PBF e Cad Único atualizados

Em meio à crise provocada pelas medidas restritivas impostas a diversos setores para tentar frear o coronavírus, o auxílio emergencial, distribuído pelo Governo Federal, mostrou-se uma importante injeção de dinheiro na economia brasileira. Em Hulha Negra o Auxilio fez circular mais R$ 7,2 milhões gerando uma média aproximada de R$ 1,4 milhão por parcela. O benefício financeiro foi destinado para as pessoas inscritas no Programa Bolsa Família, aquelas que fazem parte do cadastro de Microempreendedores Individuais (MEI), os contribuintes individuais do INSS, as pessoas inscritas no Cadastro Único até o último dia 20 de março, os trabalhadores autônomos e os informais que não fazem parte de nenhum cadastro do Governo Federal.
Em Hulha Negra 2094 pessoas estavam aptas para receber o Auxilio. Uma das obrigatoriedades para receber o valor foi preencher o cadastro no App disponibilizado pela Caixa Federal, ou estar cadastrado no Cad Único ou ser beneficiário do Programa Bolsa Família (PBF). Hulha Negra tem 1077 cadastros do programa Bolsa Família e 453 Cad Único que não possuem o benefício PBF.
A secretária municipal de Assistência Social, Elisete Brasil, ressalta a importância de manter os cadastros em dia. “Os usuários do BPF e Cad Único receberam as parcelas sem nenhum problema, já os que precisaram atualizar ou fazer o cadastro tiveram dificuldades e até atraso no pagamento. Por isso que a nossa secretaria busca manter atualizado os dados dos beneficiários e cadastrando novos usuários. Quem tem direto e ainda não possui os cadastros, devem nos procurar, assim como os usuários que precisam atualizar os dados”, reforça a secretária destacando que a cada dois anos é preciso atualizar dados do Cad Único e do Bolsa Família.
Prefeitura disponibilizou Balcão especial
A Administração Municipal destinou um balcão especial para auxiliar a população apta a receber o Auxílio. Na época, a maioria não conseguia acessar o App da Caixa Federal para preencher o cadastro. A Prefeitura instalou um terminal com acesso a internet (banda larga) e profissionais para auxiliar quem precisou efetuar o cadastro.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, destaca que essas ações trouxeram mais agilidade ao processo. “Identificamos que havia a necessidade de oferecer este tipo de serviço. Prontamente encontramos uma maneira de disponibilizar esse atendimento especial para quem precisava. Diante da pandemia de coronavírus, muitos trabalhadores e autônomos recorreram a este recurso para enfrentar este período. Nada mais justo, do que nós da Administração Pública nos prontificarmos ao auxiliar os moradores e MEIs neste processo que contou com atendimento ágil e personalizado, respondendo as dúvidas dos moradores. O Auxílio Emergencial ajudou aquecer a economia local e beneficiou todo o município nesta fase difícil desta pandemia”.
O canal exclusivo foi instalado junto da secretaria de Assistência Social, os moradores puderam sanar suas dúvidas com relação as regras para obter o benefício, sobre como o cadastro deveria ser feito, calendário de pagamento, dentre outras questões.

Data de publicação: 19/02/2021

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra