A prefeitura orienta os munícipes no intuito de contar com o auxílio para fortalecer o combate ao mosquito

O combate ao mosquito Aedes Aegypti sempre foi das prioridades da Prefeitura de Hulha Negra que, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Combate a Endemias, segue intensificando às ações a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito.
A prefeitura continua orientando os munícipes através das redes sociais, orientações em escolas com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, mídia na rádio Comunitária, no sentido de contar com o auxílio para a população hulhanegrense para fortalecer o combate ao mosquito.
Nesta semana, conforme o Secretário Municipal de Saúde, Volney Jorge, o setor de Meio Ambiente, ligado à Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, fará uma ação de fiscalização e orientação em vários pontos do município.
O secretário destaca que o trabalho de prevenção e combate não para em Hulha Negra, durante o ano todo, a equipe de Agentes de Combate à Endemias (ACE) fazem o trabalho de orientação e eliminação do Aedes aegypti, mosquito transmissor não apenas da Dengue, mas de outras doenças como a Chikungunya, Zika e da Febre Amarela Urbana. Além das vistorias em imóveis, é feita a vistoria em pontos estratégicos.
Quando o foco do mosquito é encontrado pelos ACE, é realizado o tratamento com larvicidas para a eliminação de possíveis criadouros, além disso, é feita a demarcação e vistoria, onde todas as residências e terrenos baldios são vistoriados nessa área para impedir a proliferação do mosquito. O último foco confirmado de larvas do mosquito foi encontrado em uma oficina mecânica do município.
Uma força conjunta montada com ACE e Agente Comunitários de Saúde, fizeram uma varredura num raio de 300 metros do local onde foi encontrado o foco e coletar algumas larvas de mosquito que foram enviados para análise, afim de identificar se tratam-se do mosquito Aedes aegypti.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, reforça que para evitar a dengue, é preciso não permitir a proliferação do Aedes aegypti. Para isso, ele cita alguns cuidados que são essenciais como o de “evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de flores devem ter a água trocada a cada dois dias. As caixas d’água e outros recipientes usados para armazenar água devem ser vedados. Vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados. A prevenção ainda é a melhor forma de combater a proliferação do mosquito na cidade. Ações simples do nosso dia a dia evitam a infestação de mosquitos Aedes aegypti. A Prefeitura faz sua parte e esperamos que a população colabore fazendo a sua parte para vencermos essa luta juntos”.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 18/04/2023