Mais 300 doses serão adquiridas pela Prefeitura Municipal de Hulha Negra

Com o intuito de prevenir a propagação de zoonoses e a quantidade de animais nas ruas, a prefeitura Municipal de Hulha Negra distribui gratuitamente a dosagem anticoncepcional para cães e gatos. Conforme dados da Secretaria Municipal de Hulha Negra, neste ano já foram distribuídas mais de 900 doses do contraceptivo.
O Secretário Municipal de Saúde, Marco Igor Ballejo Canto, destaca que as doses de anticoncepcional são distribuídas de maneira gratuita pelos médicos veterinários da Prefeitura. “A comunidade pega a medicação para aplicar ou pode levar os animais até o setor de veterinária que o médico aplica a dosagem sem nenhum custo”, avisa o secretário informando que mais 300 doses do anticoncepcional serão adquiridas nos próximos dias.
Para receber gratuitamente as vacinas, basta procurar o setor de Meio Ambiente e retirar a dose solicitada com os médicos veterinários da Secretaria de Agropecuária, no horário de expediente dás 8h às 14h, de segunda-feira a sexta-feira.
“As doses são retiradas na quantia exata de animais por propriedade. E ressalto mais uma vez que quem precisar, pode trazer o animal até o setor de Meio Ambiente que o veterinário da Prefeitura fará a aplicação gratuita”, avisa o Secretário.

Vacinação antirrábica
O secretário também destaca que neste mês de novembro será realizada uma Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos. Através de uma parceria com a UTE Pampa Sul (Miroel Woloski) foram adquiridas 250 doses de vacinas antirrábicas. A vacinação vai ser realizada no Ginásio Municipal, na segunda quinzena de novembro. O Secretário Marco Igor Ballejo Canto destaca a importância da imunização dos cachorros e gatos, além de explicar as reações que a aplicação pode provocar.
A raiva é uma doença transmissível. É caracterizada pelo contágio direto, ou seja, através de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como por exemplo, morcegos, infectados. A adesão da população à Campanha é importante para que a Raiva permaneça sob controle.
Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, exceto os animais doentes (diarreia, secreção ocular ou nasal, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades).
Embora não seja contraindicado, é preferível que fêmeas prenhes não sejam vacinadas em campanha, devido ao risco no transporte e manejo do animal.
A vacinação é uma das mais importantes medidas para a prevenção e controle da doença. Outras medidas também são importantes, tais como:
- Manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia evitando contato com outros animais desconhecidos;
- Não mexer em cães e gatos desconhecidos para prevenir agressão;
- Ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima;
- Em especial para os gatos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos evitando contato com morcegos, que também podem transmitir a raiva.
Recomendações para o dia da vacinação
Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais bravos; gatos são mais assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes; somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.

Prevenção
A vacinação é a melhor forma de prevenção de cães e gatos contra a raiva, que é uma doença transmitida pela saliva, mordedura e arranhões de um animal que esteja contaminado. Lembrando que ainda não existe cura para a raiva humana. Animais abandonados, de rua e silvestres, como morcegos, estão mais propensos a infectar pessoas. Quem entrar em contato com algum bicho nessa situação, deve imediatamente procurar atendimento médico.

Carteira de Vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde de Hulha Negra informa que fará um cadastramento de cães e gatos. Será distribuído uma carteira de vacinação com os dados de identificação do pet. O cadastramento será feito em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde.

Data de publicação: 05/11/2018