Controlar a população animal, deixar o pet menos agressivo, prevenir doenças e evitar com que eles fujam são algumas vantagens da castração. A Prefeitura Municipal de Hulha Negra avança um importante passo no controle populacional de cães e gatos.
Na terça-feira (6) a prefeitura municipal de Hulha Negra assinou o contrato de prestação de serviço de castração animal. A assinatura do documento aconteceu no gabinete do prefeito Renato Machado e contou com a presença do secretário municipal de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Hector Bastide.
O contrato vai garantir a castração de cachorros e gatos (macho e fêmea) pela empresa DN Silva & Cia Ltda. A médica veterinária Debora Fabiana Nunes será a responsável pelo procedimento cirúrgico. O documento firmado tem prazo de duração de um ano, podendo, se houver acordo, ser prorrogado ou, até mesmo ser, ser rescindido, sem ônus para contratante e contratado. De acordo com o contrato os valores dos procedimentos variam de acordo com peso e tamanho do animal podendo variar de R$ 90 a R$ 200, já com as diárias, remédios e curativos inclusos no valor.
O prefeito Renato Machado, do Progressistas, avalia que a ação é de extrema importância para controlar o crescimento populacional de cães e gatos. “Sabemos da importância do controle populacional de cães e gatos. Esse ano já distribuímos mais de 900 doses de anticoncepcional e vamos comprar mais 300 doses ainda neste ano. Entendemos que os anticoncepcionais não são a melhor solução, até por ser um método paliativo. Já a castração é definitiva”, disse o prefeito.
O prefeito destaca que a castração visa beneficiar animais que os proprietários que possuem baixa renda. “São em torno de 10 castrações por mês. Mas salientamos que apenas as famílias que comprovarem a baixa renda serão beneficiadas. Quem tem condições de pagar a castração dos animais podem nos procuram que vamos encaminhar através da Associação Bicho Amigo com um bom desconto” disse o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Marco Igor Ballejo Canto comenta que o principal objetivo de promover a castração no município, é evitar o aumento de cães e gatos na rua, que muitas vezes sofrem e também podem aumentar o risco de contaminação por zoonoses e ataques com mordeduras.
Ele destaca que conscientização da castração é necessária, visto que é um método eficaz para o controle reprodutivo do animal. “Quem tem um animal de estimação e não quer ter ou não pode ter mais animais, seja por questões de espaço, ou por falta de tempo ou até mesmo questões financeiras, deve realizar o controle reprodutivo. A castração é um método eficaz para a realização deste controle, além de evitar possíveis crias indesejadas, evita também doenças como câncer de próstata nos machos e câncer uterino nas fêmeas”, explica o secretário.
Além disso, a castração traz inúmeros benefícios para os cães e gatos. De acordo com o médico veterinário da Prefeitura de Hulha Negra, Roberto Dalpiva, os animais ficam mais calmos após a castração, os machos deixam de fugir atrás de fêmeas no cio, os pets deixam de miar ou uivar excessivamente, bem como a esterilização prevenir as doenças do aparelho reprodutivo dos machos e das fêmeas, e aumentar o tempo de vida dos animais. Dalpiva explica que com relação a questões comportamentais, os animais mudam somente quando são ligados à reprodução, mas comportamentos aprendidos depende da idade em que o animal estará sendo castrado.
Na tarde desta quinta-feira (8) as voluntárias da Associação Bicho Amigo estiveram reunidas com o secretário de Saúde. Durante o encontro foi apresentado a prestação de contas dos animais que já foram castrados através do convênio. A voluntária Naiara Martins falou em nome da Associação e agradeceu a parceria da Prefeitura. “Estamos no rumo certo. Ficamos felizes com essa ação. As castrações para os animais de rua, prioritariamente as fêmeas, é um grande ganho, pois haverá um controle populacional e a redução de perigo para a comunidade, visto os animais não brigarem nas ruas ”, disse Naiara.

Data de publicação: 19/11/2018