O certame para selecionar uma empresa para coleta, transporte, encaminhamento para tratamento e destinação final dos resíduos sólidos de saúde foi aberto pela Prefeitura de Hulha Negra. A apresentação de propostas deve acontecer no dia 17 de janeiro, às 9h, na Secretaria Municipal de Administração e Planejamento e Meio Ambiente. O contrato com o grupo que prestava o serviço encerrou no início do mês e o prestador, por enquanto, continua realizando a coleta até ser definida a vencedora do pleito.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde do município, Igor Ballejo do Canto, a empresa estava contratada para coletar três tonéis por mês e a prefeitura acabava pagando valores extras pelo excedente. "Agora, estamos prevendo o aumento de tonéis para não onerar o município", argumenta.
Está previsto, no edital, o valor total de R$ 43.392,00 ao ano, sendo R$ 2.376,00 mensais para a coleta, transporte, encaminhamento para tratamento e destinação final dos resíduos sólidos de saúde e R$ 1.240,00 mensais para destinação final dos resíduos químicos. A coleta deverá ser realizada junto às dependências do Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais).
A empresa vencedora ficará responsável pelo deslocamento dos resíduos, que deverá ser feito através de veículos especiais licenciados junto aos órgãos ambientais, evitando dispersão de resíduos durante o percurso. A destinação final deverá ser realizada nos aterros sanitários licenciados junto aos órgãos ambientais. O prazo de vigência do contrato será por 12 meses, iniciando assim que o contrato for assinado, podendo ser prorrogado, a critério da Administração e com a anuência da contratada.

Fonte: Jornal Minuano

Data de publicação: 17/01/2019