Uma reunião de governo realizada na última segunda-feira (11), na Prefeitura de Hulha Negra, teve por objetivo, a definição de metas a serem cumpridas pelo Executivo a curto prazo. Do encontro, participaram os secretários municipais, incluindo assessoria jurídica e de Comunicação com o prefeito Renato Machado e o vice, Igor Canto.
Em entrevista ao TP, o prefeito Renato Machado informou que esta foi a primeira reunião desta magnitude do ano e que outras devem acontecer ainda em 2019. “Somos um município pequeno e com orçamentos limitados. Alguns projetos precisam dar continuidade e para isso precisamos priorizar pautas sem deixar de lado assuntos diários que também são importantes para o bom desenvolvimento do município. Para isso, determinamos itens prioritários e prazos para soluções. Acredito que será muito importante para bons resultados”, explicou o prefeito.
Questionado quais seriam os principais pontos abordados no encontro, Machado exemplificou de acordo com cada Secretaria de Governo. Ele disse também, que além das metas, também foram feitas algumas solicitações especiais aos gestores em pautas que possuem condições de execução. “São pontos que percebemos a possibilidade de realizar e que trarão muitos benefícios para o município. Temos bons projetos em andamento”, disse o prefeito otimista, já informando a previsão de uma segunda reunião até o mês de julho.
Confira na listagem abaixo, os principais pontos priorizados pelo governo: * Educação – Prova Hulha Negra – deverá ser realizada em agosto para alunos do 2º, 5º e 9º anos, com o objetivo de avaliar o rendimento escolar; Transporte escolar – reavaliação e reorganização das linhas do transporte escolar com o objetivo de reduzir gastos. Passará por monitoração local, a campo; Municipalização das escolas – transferências das turmas de Ensino Fundamental estaduais para o município devido a uma solicitação do Estado. Reunião para ver a ação do município quanto a essa questão.
*Obras e projetos – Saneamento Básico no bairro Floresta – demanda antiga de extrema necessidade. Serão executadas as redes de esgoto; Abertura da rua Alcides Mulé, no bairro Floresta – permitirá ligação direta com a BR-293 e necessita regularizações e desapropriação de área; Rodoviária – projeto está passando por ajustes para posterior licitação; Calçamento do outro lado da avenida Getúlio Vargas – projeto em ajustes finais. Será executado com emenda parlamentar do deputado Pompeo de Mattos (PDT); Ponte da rua Serafim dos Santos – fase de licitação; Bueiros – devido as cheias, necessitam ser padronizados para tubulações de 60, o que também possibilita melhor escoamento.
*Administração e Finanças – Busca de apoio do Exército para a recuperação de estradas do interior do município; Auxílio a todos os secretários municipais.
*Saúde – Cuidado especial com os veículos – veículos estão danificados e necessitam de atenção. Ainda não há previsão de recursos para a compra de novos veículos, por parte do Estado. – Revitalização do Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais) – pintura da cobertura, limpeza de caixa de água e troca de salas para melhor atender a comunidade; Organização de estrutura e profissionais para atendimento odontológico diretamente nas escolas municipais em caráter de urgência.
 *Agropecuária – Dar continuidade ao trabalho que já está sendo feito pelo secretário, de realização de reuniões para busca de recursos.
*Vice-prefeito – Dar andamento a realização de um leilão de bens inservíveis; Instalações de academias ao ar livre; Auxílio direto para a realização de eventos culturais e esportivos.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 16/03/2019