Azul, vermelho e amarelo. Utilizando as cores primárias, teve início na creche Tia Elaine Bastos, em Hulha Negra, o projeto “As cores do meu mundo”. Recentemente, os pequenos da creche municipal foram recepcionados de uma forma diferente pela direção e funcionários do educandário – decoração, acessórios e vestimentas da cor vermelha. Isso porque o vermelho é uma das cores primárias e integrante do uniforme da escola, portanto, segundo a diretora Néri Lopes Pinto, a mais adequa da para dar início ao projeto, até por passar uma sensação de alegria. Ele foi embasado na ideia de que a primeira infância marca as primeiras rupturas na vida da criança, é um momento a qual sua cognição se expande rapidamente e precisa constantemente de estímulos e saberes. “A escola nesse sentido deve cumprir seu papel mediador e trazer esses novos horizontes para mais perto do aluno. Dessa forma, as cores, como parte tão integral quanto às palavras de nossa comunicação, são um dos pontos básicos de partida para esta longa jornada do conhecimento”, justifica a diretora.
Conforme a gestora, toda a vida é baseada em cores e se pensou em iniciar no vermelho pela alegria que ela representa. “O projeto será trabalhado durante um período com a cor vermelha. Iniciamos com uma recepção aos alunos com a música Coração Vermelho, fitas e muita alegria. Está sendo trabalhada a cor em diversas atividades, tais como pinturas, leituras, contos e degustação de alimentos – sendo a melancia a fruta escolhida – de forma que além de degustar, eles manusearam, passaram por higienização, enfim, vários outros aprendizados entrelaçados utilizando a cor, aprendem brincando”, conta Néri. A secretária Cristina Macke, que recebeu a reportagem do TP juntamente com a diretora Néri, acrescentou que a cor vermelha é a primeira vista pelos bebês e, por isso, considerada por muitos como a preferida. Ela explicou, porém, que todos os outros temas pedagógicos são trabalhos juntos com as demais atividades. “Tudo é trabalhado em cima de um projeto. As cores do meu mundo seguem com as cores primárias até o mês de julho e retorna em agosto com as cores secundárias, sendo cada cor encerrada com um festival com a participação dos pais que já estão interagindo bastante e muito participativos”, afirma Cristina.
O PROJETO – Entre os objetivos do projeto, estão o de identificar, reconhecer e no mear as cores; desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação; o raciocínio lógico; aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas); trabalhar em equipe, a linguagem oral e escrita; ofertar conhecimento de mundo, verificando a existência do saber na realidade. O projeto será desenvolvido com sondagem dos alunos, identificando o conhecimento deles a res peito das cores, apresentar as cores primárias, decorar o ambiente, realizar a hora do conto, atividades com balão e que desenvolvam a motricidade fina, trabalhar a culinária fazendo uma receita com os alunos, cantar músicas que lembrem a cor, realizar brincadeiras, jogos, pinturas e assistir filme.
Questionadas quanto aos resultados já demonstrados pelos alunos, a diretora diz ter sido visível a alegria das crianças. “Eles gostaram bastante, principalmente a atividade da melancia. O mesmo ocorreu com a atividade da música, onde foi trabalhado o sentimento do coração, batimento. As professoras estão trabalhando bastante, trazendo inovações e notamos uma grande integração na escola, tanto entre alunos e professores, como entre professores e funcionários, todos entusiasmados e engajados com o projeto”, expõe Néri

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 27/05/2019