Nas redes sociais, a assessoria de imprensa do município criou a hashtag #MaisUmaObraEmHulhaNegra que acompanha as postagens relacionadas as obras de infraestrutura no município.

A movimentação de maquinários em Hulha Negra é um reflexo do constante trabalho que vem sendo desenvolvido no município. Motoniveladoras nas estradas; caminhões caçambas carregados de material da cascalheira; retroescavadeiras rasgando a terra; centenas de bueiros sendo alinhados em baixo da terra permitindo o escoamento correto de água na rede pluvial; quilômetros de rede de esgoto sendo construídas aproximando cada vez mais a meta de saneamento básico total na sede do município; pontes de concreto substituindo antigas travessas de madeiras; rede de iluminação pública recebendo manutenção diária; calçamento sendo construído substituindo históricas vias de terra; esses são algumas ações que exemplificam que Hulha Negra voltou a vivenciar uma realidade: mais uma obra em Hulha Negra.
Na tarde desta segunda-feira (17), o engenheiros civis da Construtora Avensi Ltda, responsável pela obra de construção da ponte de concreto da rua Serafim dos Santos e pela obra conclusão da pavimentação da avenida Getúlio Vargas, estiveram reunidos com o prefeito. Jorge Bastian e Miguel Paiva, trataram assuntos relacionados ao início da construção dos banheiros e vestiários para os servidores públicos que será construído no pátio da prefeitura. A obra da ponte da rua Serafim dos Santos e o asfaltamento da Avenida também pautaram o encontro.
Bastiam parabenizou a Administração Municipal pelas obras de infraestrutura e destacou que num momento em que os municípios, em geral, estão com pequenos ou nenhum investimento em obras, Hulha Negra constrói com recursos próprios, do caixa livre do Município.

Mais de R$ 370 mil de investimentos com recursos próprios
O trânsito na rua foi interrompido entre as ruas Josemar Games e Paulo Roberto Baldez. No primeiro dia da obra foi realizado a escavação em um dos lados da antiga ponte de madeira e foi retirado o material pelos caminhões da Prefeitura.
A Prefeitura de Hulha Negra fará uma ponte de concreto para substituir a travessa de madeira sobre o córrego que banha a Sede do município. Esta é a terceira ponte que será construída na sede de Hulha Negra, com recursos próprios do Município.
De acordo com o prefeito, a obra está orçada em R$ 228.163,95; "Esse valor que vai ser investido na construção da ponte é dinheiro que economizamos com uma gestão consciente. É dinheiro que volta em forma de melhorias e investimentos para nossa comunidade", declara o prefeito.
A travessa, feita em concreto armado, terá uma base de 10 metros de largura por 13 metros de comprimento, com área para pedestres, de 1,5 metros em ambos os lados, semelhante à ponte da rua Laudelino da Costa Medeiros. A estrutura da ponte terá o estilo pré-moldada e apenas a concretagem da base será feita no local. A obra conta com uma emenda impositiva (do caixa livre do município) no valor de R$ 75.456,04, de autoria dos vereadores Getúlio Porto, Elizangela Coitinho, Josias Vidarte, Ronaldo Pereira e Jorge Coelho.
Já os banheiros e vestiários terão uma área construída de 74,27m². A construção vai beneficiar os servidores do município, principalmente os servidores das secretarias de Obras e Agropecuária. A execução da obra está prevista em R$ 141.186,04, com duas emendas impositivas de R$ 70 mil cada. A primeira emenda é de 2018 e traz a indicação dos ve readores Elizangela Coitinho, Getúlio Porto, Marcus Leitzke, Ronaldo Pereira e Wagner Tavares. Já a segunda emenda, a de 2019 (adiantada pela prefeitura de Hulha Negra), é indicação dos vereadores Elizangela Coitinho, Getúlio Porto, Marcus Leitzke, Ronaldo Pereira e Jorge Coelho.

Pavimentação
O processo de pavimentação da avenida Getúlio Vargas, principal via da zona urbana de Hulha Negra, está na fase final. A obra está sendo realiza pela construtora Avensi, de Canoas, que venceu a licitação para o serviço. A obra é orçada em R$ 405 mil e é realizada com blocos de concreto intertravado, com espessura de oito centímetros. A pavimentação ainda conta com meio-fio e calçadas com pavimentação táctil, em duas áreas, sendo uma de 2.677,81 metros quadrados (m²) e outra de 1.676,28 m².

Data de publicação: 19/06/2019

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra