Construções e reconstruções de saberes através da inclusão social pautaram a formação

Avaliação é dez. Com esta expressão a secretária de Educação de Hulha Negra, Adriana Delabary, falou sobre o Encontro de Formação de Professores da Rede Municipal, que ocorreu nos dias 23 e 24 de julho, no ginásio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Segundo a gestora, o resultado se deve ao empenho de todos os envolvidos. “Pela participação, empenho dos professores em permanecer ali, pois sabemos das dificuldades em razão da carga horária e trabalho, tanto em outras escolas como outros municípios. Temos que atender todo mundo. Mas uma grande maioria participou, ginásio esteve lotado, fiquei realizada, senti que todos os nossos objetivos tinham sido atingidos”, disse Adriana.
A secretária também explicou ao TP, que o tema foi pensado a partir de dificuldades enfrentadas pelos professores em sala de aula. “Estávamos planejando a formação desde maio e observando o que consideramos uma maior dificuldade em se trabalhar, que são os alunos inclusos. Isso é uma dificuldade sim. Hoje a Pedagogia já oferece uma disciplina na faculdade, mas antes não ofertava e muita coisa é necessário ir buscando resposta. Particularmente já precisei buscar a forma correta de proceder. Minha primeira aluna inclusa foi deficiente visual, totalmente cega. Me vi numa situação onde tive que correr para obter as respostas e auxiliar essa aluna. Então voltada para essa preocupação e acompanhando a sala do atendimento especial, pensamos em fazer uma formação direcionada para isso, bem como prevendo situações do dia a dia da sala de aula”, explicou a gestora, ressaltando o apoio essencial do prefeito Renato Machado para com o trabalho da Smec.
Os dois dias do evento contaram com um ótimo público. Para a professora Sandra Beatriz Mielke, o curso de formação foi importante para acrescentar informações quanto ao trabalho desenvolvido em sala de aula. “A inclusão é um tema que deve ser cada vez mais discutido e pensado, devemos estar cada vez mais preparados para bem receber e ensinar nossas crianças que requerem algum tipo de atenção especial. Não foi possível acompanhar todas as palestras, alguns temas abordados já eram bastante conhecidos, mas sempre temos algo a aprender ou compartilhar. Achei interessante e bastante proveitoso”, expôs.
PROGRAMAÇÃO: Dia 22: “Aspectos legais da Educação” – Patrícia Collat Bento Feijó – professora, advogada, especialista em educação, com atuação na área de legislação de ensino em políticas públicas educacionais. Assessora jurídica da Assers e da Aoergs, instrutora da DPM Educação, colaboradora da Associação Nacional de Supervisores de Educação, instrutora de cursos da Famurs, professora da faculdade de Taquara.
 “Convivendo com o autismo” – Naiara Martins – psicóloga, pós graduada em Gestão Pública Municipal, estudante em nível de especialização do Curso de Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica. Estudante do curso de graduação em Letras. Atua como psicóloga clínica na Secretaria de Saúde de Hulha Negra e monitora dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz, na Secretaria de Assistência Social de Hulha Negra.
“Distrofia Muscular de Duchenne”- Rafael Iagher – fisioterapeuta, representante da Azimute médica São Paulo.
Dia 23: “Inclusão – Mais do que um desafio escolar, um desafio social”; “Sou feliz por ser professor” – Jairo de Paula – professor, escritor e conferencista internacional. Doutor em Psicanálise, mestre em Ciências da Educação e em Psicanálise. Pós graduado em Marketing Empresarial, graduado em Economia e especialista em Artes Cênicas e Musicoterapia.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 27/07/2019

Créditos: Tribuna do Pampa

Créditos das Fotos: Silvana Antunes

Compartilhe!