Uma visita técnica a indústria de biscoitos Kloppenburg, de Rodrigo Kloppenburg. Desta forma encerrou o curso de Boas Práticas de Manipulação e Fabricação de Alimentos, realizado de 16 a 19 de julho, através de uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifsul), campus Bagé, e a Prefeitura de Hulha Negra – através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e Vigilância Sanitária, e Emater Hulha Negra. O curso teve início no dia 16, com uma palestra com a professora do curso superior de Tecnologia em Alimentos Stela Meira; a tecnóloga em Agroindústria Márcia Silveira e a técnica em Agroindústria e acadêmica do Curso Superior de Tecnologia de Alimentos, Andresa Pereira, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), em Hulha Negra.
Durante a abertura, também participou o fiscal do SIM de Hulha Negra, o médico veterinário Marcus Leitzke, que falou da importância do aprimoramento para uma produção de qualidade; o secretário de Agropecuária de Hulha Negra, Luis Fernando de Lima, que expôs a importância de elevar o nome do comércio do município e novos conhecimentos, tanto para quem já possui um estabelecimento como para os futuros empreendedores, o chefe da Emater; Guilherme Zorzi, que trazer para o município e os produtores um curso como o ofertado é maravilhoso para as coisas andarem, visto trabalhar com alimentação ser de grande risco se os passos e medidas necessárias não serem seguidas; e o médico veterinário responsável pela Vigilância Sanitária do município, Roberto Dalpiva.
Em entrevista ao TP, a professora Stela Meira destacou o objetivo do curso, que era o de proporcionar aos participantes, conheci mentos e habilidades técnicas para assegurar as condições higiênico-sanitárias na manipulação e fabricação de alimentos, proporcionando segurança, qualidade e o atendimento às legislações vigentes. No primeiro dia, conforme explicou a professora Stela a reportagem do TP, o curso possibilitou capa citar o participantes com habilidades necessárias para a fabricação, manuseio e higienização do local, de forma a garantir a qualidade e segurança dos alimentos. “Através de dinâmicas, mostramos com a utilização de utensílios diários de onde vem a contaminação e como proceder para que isso não ocorra. Os mecanismos es tão nos manipuladores dos alimentos e precisamos estar atentos, por isso a utilização de microscópios no laboratório do Ifsul. É um aprendiza do quanto a higiene pessoal, do ambiente, equipamentos e todos os aspectos necessários para se obter um produto de qualidade ao consumi dor”, explicou.
Nos dias 17 e 18, o curso teve continuidade nas dependências do campus do Ifsul em Bagé e contou também com a participação dos professores do curso superior de Tecnologia em Alimentos Roger Junges da Costa, Gabriel Bruno, Leandra Zafalon Jaekel e Sarah Lemos Cogo. Entre os temas, higienização de equipamentos, métodos de limpeza e sanitização, cálculo de diluição e preparo de sanitizantes, controle de vetores e pragas, além de aspectos legislativos. Também integrou o curso, conhecimentos sobre edificações e equipamentos, visualização de bactérias, entre outros.
No encerramento, durante a visita técnica, os participantes puderam acompanhar todo o processo da indústria, bem como visualizar na prática, as boas práticas de higiene e sanitização necessários para o funciona mento e a boa qualidade dos alimentos. Em entrevista ao TP, Rodrigo Kloppenburg agradeceu a Prefeitura, Emater e Ifsul por ter sido escolhido como exemplo, assim como aos funcionários e ao precursor da empresa, Léo Kloppenburg. “Fico agradecido por ter sido escolhido para servir de exemplo, pois mostra que nosso trabalho é importante, que a marca vem sendo reconhecida no mercado, estamos sempre à disposição dos clientes e amigos para uma visita”, destacou. As próximas edições do curso serão definidas posteriormente, visando abranger os municípios de Candiota, Pinheiro Macha do, Dom Pedrito e Bagé.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 23/07/2019