O homem havia testado positivo em julho

A secretaria municipal de Saúde de Hulha Negra divulgou que o município registrou dois novos casos positivos para a Covid-19 (ambos masculinos). Agora, Hulha Negra chega a 62 casos positivos confirmados, desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Os resultados foram identificados através de testes PCR. O primeiro caso foi coletado o teste fora do município. O homem está em isolamento e os contatos monitorados.
O outro caso chamou a atenção por se tratar, possivelmente, de uma reinfecção, já que o homem havia testado positivo em julho. Este é o primeiro caso em Hulha Negra. A linha de contágio do homem ainda não foi definida. Foram realizados testes PCR em familiares intradomicilar.
Especialistas alertam para a probabilidade de que a maior parte dos casos de reinfecção jamais seja identificada, já que a maioria dos que contraem covid-19 é assintomática. Ou seja, muitos indivíduos podem se contaminar com o vírus sem saber até fazer o teste. Para os que desenvolvem os sintomas e testam positivo pela primeira vez, não é possível assegurar que não tiveram contato com o novo coronavírus antes. Se alguém diagnosticado tiver se curado e for reinfectado, mas não tiver sintomas, pode ser que nunca saiba a não ser que passe por outro teste, apenas por rotina.
Em termos práticos, isso significa que as medidas de isolamento social e o uso de máscaras para evitar o espalhamento do vírus continuam importantes mesmo para quem já testou positivo, uma vez que reinfectados, assintomáticos ou não, podem seguir transmitindo o Sars-CoV-2. O COE de Hulha Negra alerta que é importante não confundir flexibilização do contato social com um afrouxamento nos cuidados de prevenção contra o vírus. Pelo contrário: quando se aumenta a liberdade das pessoas de ir e vir, aumenta a responsabilidade de cada um de nós de proteger a nós mesmos e aos outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 03/12/2020

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra

Créditos das Fotos: Joanes Araujo

Compartilhe!