Cerca de 50 produtores de Hulha Negra participaram de uma visita ao parque de eventos da Expoagro Afubra, na cidade de Rio Pardo. O grupo saiu de Hulha Negra por volta das 5h20 e chegou na Feira às 10h15. Os produtores estavam acompanhados dos secretários municipais de Hulha Negra, Hector Bastide (Administração, Planejamento e Meio Ambiente) e Luis Fernando de Lima (Agropecuária).
O grupo pode visitar os mais variados segmentos da Feira dedicada a desenvolver uma programação técnica que atenda às necessidades dos produtores rurais. Os visitantes puderam observar as novidades do setor agropecuário, através de manejos, demonstrações práticas, exposição e informação em áreas temáticas: animais, dinâmica de máquinas, agroindústrias, avicultura colonial, dia do arroz, espaço cultural, hortaliças, energias renováveis, viveiro de mudas, e ainda as atividades específicas dos estandes das entidades e dos 428 expositores presentes.
O produtor Oziel Andrade, da Comunidade Nova Esperança, comenta que a produção de milho faz parte da família há mais de quatro décadas. “É uma produção que passa de pai pra filho. Com a oportunidade de participar de uma feira como esta da Expoagro, abre um leque de novas possibilidades. Todas as informações de novas sementes e de novas tecnologias são importantes para levar esse conhecimento pra dentro da propriedade e aumentar a produção, e consequentemente, aumentar nossa renda”, disse o produtor.
O secretário Luís Fernando de Lima diz que a maior parte do grupo que participou da visitação são de produtores de leite. Ele acrescenta a importância da participação dos produtores de Hulha Negra na Expoagro. “As informações tecnológicas evoluem ano a ano, por isso é importante a participação dos produtores em feiras dessa magnitude. Os produtores, principalmente o de leite, ficam muito restritos em suas propriedades em razão do constante trabalho, por isso a importância da Prefeitura em proporcionar essa viagem de conhecimento”.
A Emater Hulha Negra também esteve representando pelos colaboradores Alex Oliveira e Maria Thomas. A extensionista destacou que visitou vários produtores no estande dedicado a agricultura familiar e procurou novidades que possam ser introduzidas na Festa do Colono de Hulha Negra, que será realizada em agosto.
Expoagro Afubra - A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) surgiu em 1955, a partir da união de agricultores que tinham um propósito em comum: amenizar o prejuízo causado pelo granizo em suas lavouras de tabaco. Desde a fundação, a entidade busca o fortalecimento dos agricultores, visando o equilíbrio ambiental e a diversificação das atividades agrícolas. Em busca deste propósito de incentivar a diversificação de culturas, nasce em 2001, a primeira Expoagro Afubra. O evento era em formato de dia de campo e realizado num pequeno espaço. A partir disso, a Afubra percebeu a importância da ação e a oportunidade de mostrar o potencial da região fumicultora, além de aproximar tecnologias, culturas, processos de produção e a ideia de diversificar a propriedade, da realidade de agricultores. O próximo passo era transformar o dia de campo em um evento mais abrangente e dar sequência as próximas edições do evento.

Data de publicação: 27/03/2019