O objetivo é promover a união dos municípios em prol da continuidade do trabalho que beneficia as famílias, em especial crianças e jovens que necessitam desse acompanhamento especializado.

Em uma reunião no início da noite desta quarta-feira (4), o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, propôs um convênio inédito com os municípios da região para a manutenção das atividades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O objetivo, segundo o gestor, é promover a união dos municípios em prol da continuidade do trabalho que beneficia as famílias, em especial crianças e jovens que necessitam desse acompanhamento especializado.  “Com a iniciativa de unir os municípios da região em prol desse trabalho, o resultado será a continuidade das ações da Apae em prol dos seus assistidos. Os prefeitos da região estão de parabéns por abraçarem essa iniciativa”, destacou. Divaldo ressalta, ainda, que não há registro de uma iniciativa parecida com essa na memória do município.
Para o diretor da Apae, Luís César Silva, o acordo representa segurança para permanecer atendendo a região. “Com certeza os atendimentos estariam comprometidos caso essa parceria não acontecesse, pois a receita é insuficiente”, comenta, informando que são 430 atendidos em uma média de 3,8 mil atendimentos/mês. “É uma esperança para a Apae”, finaliza.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Bagé, Marcelo Marinho, ressaltou que a entidade dará todo o suporte jurídico necessário para a viabilização do termo de cooperação. “É importante para dar oxigenação para a Apae. Vamos construir a cooperação o mais breve possível”, complementou, anunciando que na próxima segunda-feira um novo encontro definirá os passos práticos da proposta.
Estiveram presentes na agenda, além do prefeito Divaldo Lara, os prefeitos de Hulha Negra e Aceguá, Renato Machado e Gerhard Martens, respectivamente. A prefeitura de Candiota também foi representada na reunião que teve, ainda, a participação das assessorias jurídicas dos municípios, da gestora de convênios da Prefeitura de Bagé, Suzel Medina, e dos assessores dos deputados Afonso Hamm e Luís Auguto Lara.

Texto: Ascom Prefefeitura de Bagé

Data de publicação: 05/04/2019