Juntamente com a coordenação pedagógica do projeto, as formas corretadas de alimentação e quais os alimentos mais adequados de consumo, são repassados através de trabalhos didáticos.

Está em andamento no município de Hulha Negra, um importante trabalho desenvolvido pelas visitadoras do programa Primeira Infância Melhor (PIM) Criança Feliz. Juntamente com a coordenação pedagógica do projeto, as formas corretadas de alimentação e quais os alimentos mais adequados de consumo, são repassados através de trabalhos didáticos.
A reportagem do TP visitou a sala do PIM, loca lizada no prédio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e conversou com a equipe para saber um pouco mais sobre o projeto, que conta com histórias e um importante personagem para auxiliar na mostra dos alimentos, a “Dona Maricota”.
Carmem Pereira, Amanda Mieres, Daniésse Gonçalves, Ana Paula Soares e Leonarda Rodrigues, ao lado da psicóloga responsável pelo PIM Naiara Martins e da coordenadora pedagógica Fátima Rosa contaram um pouco das suas experiências com mães, crianças e gestantes, bem como o aprendizado e a satisfação com os resultados. “É um trabalho gratificante. Sempre somos bem recebidas pelas famílias, que entendem nosso objetivo, até porque nos aproximamos muito das famílias ao perguntar como é a rotina e alimentação”, relatou Carmem.
Amanda Mieres completou o relato falando sobre o trabalho com as gestantes. “Explicamos sobre o projeto e as orientamos. Mostramos para as gestantes que elas também precisam ter uma aliment ção adequada para o bom desenvolvimento do bebê. Nós também aprendemos muito e ficamos felizes com os resultados”, relatou.
Daniésse, por sua vez, destacou a falta de in formação das famílias, bem como a falta de recursos quando o assunto é uma boa alimentação. “Percebemos que muitas mães não sabiam que os alimentos dados aos filhos não eram adequados ou a forma de preparo não era muito saudável. Constatamos que os alimentos mais consumidos pelas famílias eram aqueles não adequados, como salgadinhos, pirulitos e balas. Hoje muitas nos agradecem, pois os filhos estão se alimentando melhor e comendo frutas que antes não comiam. Isso é gratificante para nós também”, expôs.

PROJETO – O objetivo principal do projeto “Alimentação Saudável” é a conscientização das famílias visitadas a ter uma vida mais saudável através da alimentação. O primeiro passo é a Pirâmide dos Alimentos, confeccionados em material didático. Fritas, legumes e outros alimentos são colados conforme a ordem correta de uma boa alimentação, quais devem ser evitados ou ingeridos com maior frequência, tendo como base a água.
Também foi apresentada a história “Cesta da Dona Maricota”, onde são apresentados os alimentos para as famílias e as crianças montam um varal com os alimentos expostos na história. Um relógio com a rotina de alimentação com as quatro principais refeições também integraram o trabalho. Todos os materiais foram confeccionados pela equipe. “Tudo é montado pelo grupo. Além das visitas nas residências há o trabalho em conjunto em grupo. São resultados importantes para as famílias e para nós também, visto também aprendermos todos juntos”, manifesta Naiara.
Com relação ao projeto, a coordenadora Fátima disse que foi percebido que os hábitos não eram salutares, mas que está feliz pelos resultados. “Estamos constatando que nosso objetivo está sendo alcançado, pois as famílias já demonstram uma mudança de atitude, que era o que esperávamos. Pelo resultado deste já estamos pensando em novos projetos dentro dos termos geradores propostos e das necessidades da comunidade visitada”, afirmou Fátima.
 
FAMÍLIAS ASSISTIDAS – O TP recebeu relatos de famílias contempladas pelo Alimentação Saudável.
Júlia Darlene Azambuja – filha Raíssa – “Adorei o projeto, é muito bom, com alimentos bons para as crianças, o projeto ajuda, ensina bastante”.
Eliane da Rosa – filha Chilyda – “A equipe está de parabéns. Graças ao trabalho do PIM, minha bebê já sabe reconhecer um alimento saudável. Agora adora abóbora com carne ou feijão, adora banana e é bom ela saber o que é saudável. Nós como mães, acabamos dando muitos enlatados e embutidos para os filhos, mas o PIM nos lembra que a alimentação deve ser saudável nesta fase da vida”.
Priscilla Brasil – filho Kauê – “A educação alimentar foi muito boa, me ensinou a dar os alimentos certos para o meu filho. Tinha alimento que eu pensava que era saudável para ele e não era. Hoje ele come os alimentos certos e que ajudam na sua saúde”.
Cleoni Machado Domin gues – neta Lívia Dantas – “O projeto é maravilhoso, minha neta até já adquiriu peso, estamos muito contentes”.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 18/04/2019

Créditos: Tribuna do Pampa

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!