Na terça-feira (07/05), no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, foi realizada uma degustação de produtos da Agricultura Familiar para o Setor de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed). Os representantes vindos de Hulha Negra apresentaram pães, biscoitos, geleias, queijos e iogurtes aos nutricionistas e à secretária de educação do município, Adriana Lara. As agroindústrias presentes foram a Pampalac, de laticínios, a Aprofara e a Tia Zane, de panificados.
Atualmente, Bagé já conta com cinco fornecedores de merenda escolar que são oriundas da agricultura familiar local, levando os alimentos a cerca de 30 escolas do município. A perspectiva de aumentar este número de produtores parceiros na alimentação de parte dos mais de 13.000 alunos da rede pública municipal, fez com que a Secretaria de Agropecuária de Hulha Negra e a Emater/RS-Ascar organizassem o encontro.
Para a secretária de educação de Bagé, Adriana Lara, presar por uma alimentação escolar adequada, de qualidade e nutritiva, é um dos pilares de uma educação pública de destaque, e afirma que nada é melhor do que poder garantir isto e contribuir com a produção local. "Sabemos da boa procedência dos alimentos e, com a ajuda da Emater, já recebemos hortifrútis de excelência de produções familiares locais, agora, vamos mais uma vez trabalhar juntos para vermos a possibilidade da implementação de mais esta parceria", ressalta.
Adriana também explica que, como as tabelas de aquisição deste ano já estão quase completas, a meta é estudar o fornecimento para o próximo ano. "Queremos muito poder contribuir com a economia regional. Por ano, são gastos na rede pública de ensino em Bagé, mais de R$ 2 milhões no setor de merendas para as escolas, e, para 2020, a tendência é aumentar", conta.
Para o secretário de agropecuária de Hulha Negra e membro da comitiva que veio a Bagé realizar a mostra, Luis Fernando de Lima, a proposta vai além de fomentar a economia da Região da Campanha. "Devemos levar ao conhecimento de todos a qualidade dos alimentos produzidos na zona rural. Hulha negra e Bagé são cidades irmãs, e hoje já temos negócios com o Exército Brasileiro, escolas estaduais e muitos outros comércios, ou seja, nada mais justo trazer ao conhecimento da secretária de educação, Adriana Lara, a produção e a qualidade nutritiva destes produtos feitos de forma caseira”, explica.
Segundo o produtor Francisco Neto, representante da agroindústria de panificados Aprofara, é importante poder levar esse tipo de alimento às escolas hoje em dia, pensando principalmente na saúde das crianças. "Nossos alimentos não tem conservantes, do jeito que aprendemos a fazer, assim continuamos. É uma troca que beneficiaria a todos, tanto a nós que produzimos quanto a eles que poderão receber um alimento saudável na hora da merenda", enfatiza.
O chefe de escritório da Emater/RS-Ascar de Bagé, Eloi Pozzer, fala que, se concretizado, este será mais um sinal de que a economia, o campo, a cidade e a educação estão de mãos dadas para o desenvolvimento local. “Começando com o biscoito ou com o iogurte, poderá passar para os pães, as geleias e os queijos, todos tem alta qualidade. Acreditamos que o governo municipal se empenhará junto conosco para que, com pequenos passos, concretizemos negócios”, afirma.
Estiveram presentes representantes do Legislativo de Hulha Negra, o Secretário de Agropecuária de Hulha Negra, Luis Fernando de Lima, o setor de Nutrição Escolar da Smed de Bagé, a Secretária de Educação de Bagé, Adriana Lara, os produtores representantes das agroindústrias de Hulha Negra e a equipe da Emater/RS-Ascar de Bagé.

Fonte: Assessoria de Imprensa da EMATER/RS-ASCAR

Data de publicação: 08/05/2019