Na manhã desta quinta-feira (11), a movimentação de maquinários prendeu a atenção dos moradores próximos da área da ponte sobre a rua Serafim dos Santos, na sede de Hulha Negra. O dia foi marcado pelo avanço de mais uma etapa na obra de construção da ponte de concreto que vai substituir a travessa de madeira.
Com auxilio de guindastes as cinco vigas da pontes foram colocadas nas duas cabeceiras da estrutura. Cada viga mede 10 metros de comprimento e tem 2,4m de largura e 0,7m de altura. As vigas vão receber 20cm de concreto na área de 10x13m. Além da retirada da antiga estrutura, a prefeitura realizou a limpeza e alargamento de parte do corrego. O prefeito adianta que toda a extensão do córrego será limpo e alargado nos próximos dias.
A nova ponte de concreto vai substituir a travessa de madeira sobre o córrego que banha a Sede do município. Esta é a terceira ponte que será construída na sede de Hulha Negra, com recursos próprios do Município. De acordo com o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, a obra está orçada em R$ 228.163,95. O chefe do Executivo Hulhanegrense enfatiza que todo o valor investido na construção da ponte é dinheiro que a gestão economizou de maneira consciente. “É dinheiro do contribuinte e que volta em forma de melhorias e investimentos para nossa comunidade", declara o prefeito.
A travessa, feita em concreto armado, terá uma base de 10 metros de largura por 13 metros de comprimento, com área para pedestres, de 1,5 metros em ambos os lados, semelhante à ponte da rua Laudelino da Costa Medeiros. A estrutura da ponte terá o estilo pré-moldada e apenas a concretagem da base será feita no local. A obra conta com uma emenda impositiva (do caixa livre do município) no valor de R$ 75.456,04, de autoria dos vereadores Getúlio Porto, Elizangela Coitinho, Josias Vidarte, Ronaldo Pereira e Jorge Coelho.
Embueiramento
Paralelo a obra da ponte, a Administração está concluindo a obra de embueiramento de parte da rua Serafim dos Santos. Na rua Paulo Roberto Baldez, a obra de saneamento pluvial contemplou a construção de várias caixas de concreto além da aplicação de mais de 250 bueiros de 40 e 60 polegadas. Já na rua Serafim dos Santos foram mais de 100 bueiros colocados eliminando as antigas valas e dando mais vazão no escoamento pluvial.
O prefeito Renato Machado, acompanhado do vice prefeito, Marco Igor Ballejo Canto e do Secretário Municipal de Obras, Wagner Tavares, acompanhou toda a ação. O setor de projetos da prefeitura também acompanhou a obra.

Data de publicação: 12/07/2019

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra