Aconteceu na última quinta-feira (07/11), no Assentamento Estância Velha, em Hulha Negra, uma tarde de campo para divulgação do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. Na abertura do evento, a família Outeiro Câmara apresentou a sua trajetória de vida, enquanto Assentados da Reforma Agrária, desde sua chegada ao município, no início dos anos 2000, até os dias atuais. O público superior a 70 pessoas foi composto por agricultores de Hulha Negra, Bagé e Dom Pedrito, contando também com a presença de Nelson Wild, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé, e da primeira turma de Agronomia do IFSUL Campus Bagé.
Na oportunidade, também contribuíram com informações o secretário de Agropecuária de Hulha Negra, Luis Fernando Rehling Lima, e o vice-prefeito, Marco Igor Ballejo Canto, citando as ações realizadas pelo município junto à família, especialmente nas atividades relacionadas à legalização da agroindústria.
A família Câmara contou como estruturou a propriedade, inicialmente com a atividade leiteira e, mais recentemente, com a agroindústria de panificados e doces. Composta por Eliziane, Edson, Henrique, Hérica e Milena, a família apresenta uma característica marcante da agricultura familiar com atividades diversificadas, dividindo o tempo entre a bovinocultura leiteira, a produção de trigo, frutas e hortaliças, visando ao incremento da parte de doces e conservas em sua agroindústria chamada "Cozinha da Tia Zane".
Com quatro temas principais, a tarde de campo foi iniciada com a estação "Agroindústria", conduzida pela extensionista social da Emater/RS-Ascar de Hulha Negra, Cármen Leite, junto à Equipe de Engenharia e Arquitetura da Prefeitura de Hulha Negra, abordando o Programa Estadual de Agroindústria e as necessidades estruturais que configuram as instalações de uma agroindústria.
Na segunda estação, com o tema "Saneamento Ambiental da Propriedade e Ações para a Qualidade da Água", os professores Gabriel Bruno, do IFSul Campus Bagé, e Marciane Fischer, do Instituto Padre Josimo, juntamente com a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Hulha Negra, Jocasta Pedroso, demonstraram como foi estruturado o sistema de tratamento dos efluentes, explicando a técnica de fertirrigação utilizada para escoamento e absorção dos resíduos pelas plantas recuperadoras, além do trabalho de proteção na fonte de água da propriedade.
A terceira estação abordou o tema "Políticas Públicas", sendo conduzida pelo extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Hulha Negra, Guilherme Zorzi, junto ao médico veterinário fiscal do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) de Hulha Negra, Marcus Leitzke, com a colaboração de Henrique Outeiro, onde foi demonstrada a aplicação das diversas políticas públicas que a família acessou para desenvolver suas atividades.
Dentre essas políticas públicas estão as de Abastecimento Institucional, Programa Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), além dos programas de acesso ao crédito em nível Estadual e Federal, como o Feaper e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Foram destacadas também as políticas públicas criadas a nível Municipal, como o Programa Municipal de Agroindústria, que possui um fundo com recursos aportados pela Prefeitura para o fomento das agroindústrias locais, e os programas de Florestamento e de Melhoramento Genético, entre outros.
A quarta estação abordou o tema "Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar", sendo conduzida pelo extensionista e médico veterinário do Regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, Alexandre Primo Alves, e pelo extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Hulha Negra, Alex Sandro Dutra de Oliveira, com apoio do técnico Vinícius Andina, do Departamento Fiscal da Prefeitura de Hulha Negra.
O grupo apresentou o Programa de Gestão a nível estadual e local, além do trabalho realizado na propriedade da família Câmara, elencando os avanços expressivos a nível de renda e valor adicionado da propriedade nos últimos quatro anos, citando também as ações de aspecto ambiental e social.
Andina demonstrou como a inserção da agroindústria provocou o aumento de renda para a família e os impactos na economia do município, a partir do início da atividade das agroindústrias legalizadas, além de informar sobre as questões fiscais relacionadas ao bloco de produtor rural e nota fiscal eletrônica, que será exigência para todos os agricultores a partir de 1º de janeiro de 2021.
Prestigiando o evento, estiveram presentes os agentes financeiros Sicredi e Banrisul de Hulha Negra, além do Banco do Brasil agência Bagé, oportunizando aos presentes o acesso a informações relativas ao crédito rural.

Fonte: Emater

Data de publicação: 11/11/2019