Em Hulha Negra, os jovens que tiverem dificuldades em realizar o alistamento online podem se dirigir até Junta Militar, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

A Junta de Serviço Militar de Hulha Negra está realizando a Campanha de Alistamento Militar 2023. O alistamento militar é uma obrigação que todo cidadão brasileiro que deve cumprir no ano que completa seus 18 anos de idade. Devem se alistar todos os jovens brasileiros do sexo masculino que nasceram no ano 2005 e que, portanto, completam 18 anos em 2023. O alistamento militar pode ser feito pela internet, através do site http://www.alistamento.eb.mil.br/

Em Hulha Negra, os jovens que tiverem dificuldades em realizar o alistamento online podem se dirigir até a secretaria de Agropecuária, localizada na avenida Getúlio Vargas, 1615, na Prefeitura de Hulha Negra, portando Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF e comprovante de residência. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Para a efetivação do alistamento é necessário ter em mãos a certidão de nascimento ou documento equivalente (carteira de identidade, de motorista ou de trabalho) e comprovante de residência. Após o alistamento, será anotado ou anexado no verso do Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data de retorno à Junta de Serviço Militar. É nessa ocasião que o jovem ficará sabendo se vai para a seleção geral ou se terá dispensa do Serviço Militar.

Importante lembrar que o alistamento militar é obrigatório. O cidadão que não o fizer ficará sujeito a pagamento de multa, será impedido de tirar passaporte, de entrar no serviço público, obter carteira profissional e ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino.
Em Hulha Negra a Junta Militar está em anexo a secretaria municipal de Agricultura. O alistamento é obrigatório para jovens do sexo masculino, mas, constitucionalmente, as Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha) devem atribuir serviço alternativo às atividades de caráter essencialmente militar para os candidatos que alegarem “imperativo de consciência” para não prestar serviço militar por crença religiosa ou convicção filosófica ou política.

O jovem que não se alistar pode ser punido com uma multa cujo valor varia conforme o tempo decorrido até que se apresente à Junta Militar. Além disso, quem não regulariza sua situação pode ser impedido de tirar passaporte, ser empossado em cargo público, entre outras sanções.

Segundo o Ministério da Defesa, além de prover e capacitar quadros para as Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha), o Serviço Militar “é um importante instrumento de afirmação da unidade nacional”.

Seleção
Feito o alistamento, os inscritos deverão ficar atentos à data em que deverão comparecer para participar do processo de seleção que, habitualmente, ocorre de fevereiro a novembro. A data para o comparecimento à Comissão de Seleção deve ser consultada no mesmo site de alistamento.

De acordo com o Ministério da Defesa, os recrutas são escolhidos por dois critérios principais. O primeiro é a combinação do vigor físico com a capacidade analítica, medida de maneira independente do nível de informação ou de formação cultural. O segundo é o da representação de todas as classes sociais e regiões do país. A seleção também leva em conta aspectos culturais, psicológicos e morais.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 03/02/2023