A propriedade do produtor rural e secretário de Agropecuária de Hulha Negra, Luís Fernando Lima, recebeu, na última quarta-feira (03/04), cerca de 70 pessoas, entre elas produtores rurais, para um dia de campo. O evento, realizado pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Hulha Negra, abordou os temas Manejo integrado e manejo de solo, além de receber empresas parceiras produtoras de grãos e sementes.
O dia de campo foi dividido em três estações. Na primeira, o assunto abordado foi Manejo integrado, apresentado pelo chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar de Hulha Negra, Guilherme Zorzi. Segundo ele, manejo integrado é a associação de várias formas de como fazer a lavoura para que cada uma delas contribua no controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Na mesma estação, Guilherme falou sobre os insetos, pragas e a rotação de culturas. Na parte de pragas, foram enfatizados os inimigos naturais e o monitoramento semanal que foi feito na área, para determinar quando e o que aplicar, reduzindo assim a utilização de inseticidas.
Na segunda estação, apresentada pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, Edison Dornelles, foi explanada sobre a importância da conservação do solo e da água, ressaltando o manejo do solo, além de explicar as características da região e como as práticas realizadas na lavoura podem favorecer ou reduzir o escoamento da chuva, a infiltração e o armazenamento de água. "O ideal é desencadear um processo envolvendo as várias práticas de manejo, e, principalmente, o manejo da palha, para que todo ano permaneça na lavoura em grande volume, acima de 12 toneladas de matéria seca por hectare", explica.
Na terceira estação, os visitantes puderam conhecer as empresas parceiras produtoras de grãos e sementes, como a Puro Grão, a DuPont Pioneer e a empresa Pastos.
De acordo com proprietário Luís Fernando Lima, o objetivo do dia de campo foi oportunizar aos produtores conferir como determinada cultura se desenvolve na região. "A ideia foi dar oportunidade para que eles possam observar a produção a campo, no local onde vai ser possível produzir e tirar seu sustento", destaca.
Além dos produtores e visitantes, estavam presentes os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, Fabiane Lamego e Gustavo Silva, e representantes dos bancos Banrisul e do Brasil e da Cooperativa de Crédito Sicredi. Lideranças do município e região também prestigiaram a atividade, como o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, e os gerentes regionais da Emater/RS-Ascar de Bagé, Eloi Pozzer e Rodolfo Perske.

Fonte: Emater/RS-Ascar

Data de publicação: 04/04/2019