O ano de 2020 começou cheio de expectativas para a Administração Municipal de Hulha Negra. Apesar das dificuldades que assolam os municípios, como o corte de recursos e a diminuição de receitas, Hulha Negra foi um dos exemplos para os municípios da região no que diz respeito a implementação de políticas públicas e de gestão no ano de 2019.
Com a gestão correta dos recursos e a ampliação de diversas políticas, a gestão hulhanegrense, comandada pelo prefeito Renato Machado, garantiu ao cidadão diversos benefícios, que foram implantados desde a melhoria de serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social, passando por políticas administrativas, com valorização dos profissionais, atendimento às comunidades rurais e o investimento em saneamento e infraestrutura.
Machado avaliou positivamente o ano de 2019 com o olhar atento para o futuro. “Em 2019 fizemos tudo aquilo que nos propomos a fazer, se não fizemos mais é por que não deu e, neste ano que começa, queremos alcançar mais resultados positivos”, se anima o prefeito.
 “Sem o trabalho e dedicação dos secretários e servidores, os resultados positivos não iriam acontecer. Fechamos o ano de 2019 com uma avaliação muito positiva. Quero agradecer todos os nossos secretários, servidores, enfim todos os nossos colaboradores que se empenharam para atender a nossa população na medida do possível. Tivemos várias obras neste ano sempre pensando na população, pois é pra ela que trabalhamos com muita transparência e seriedade”, destaca o prefeito.
O prefeito pontuou que em 2019 o município investiu pesado em obras de infraestrura que contemplaram saneamento básico, pavimentação, restruturação de estradas e corredores, além de retomada de obras em prédios públicos, como escolas municipais, posto de Saúde e o terminal rodoviário. “São inúmeras obras que não temos como citar todas no momento. Foi um ano bem muito trabalho e de investimento de dinheiro do caixa livre do município e, aqui vai uma crítica: lamentamos que nesses investimentos não tivemos um centavo de dinheiro do Estado e da União. Tudo que investimos foi recursos de economizamos com uma gestão consciente não gastando mais do que se pode arrecadar”, enfatizou o prefeito.
Ainda em relação a gestão, o chefe do Executivo de Hulha Negra lembra que, recentemente, o município de Hulha Negra tornou a ocupar a melhor colocação, em âmbito regional, no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). A cidade alcançou a posição 129 do Estado e a 685ª colocação do País na pesquisa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Em 2016 Hulha Negra figurava na 408ª posição no estado, hoje está na posição 129. No ranking nacional o município passou da posição 2803ª para 685.
O prefeito também lembra que a Administração Municipal de Hulha Negra foi agraciada, recentemente, com o Selo de Regularidade e Responsabilidade no Pagamento de Precatórios. O certificado foi remetido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, atestando o trabalho focado na gestão das finanças da Prefeitura de Hulha Negra. O selo é conferido aos municípios e autarquias que tiverem voluntariamente liquidado suas obrigações relativas ao pagamento de precatórios, independentemente da modalidade do regime de pagamento, e estejam mantendo situação de adimplência com o pagamento de seus precatórios.

Data de publicação: 09/01/2020

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra