Retomada em junho, a construção do terminal rodoviário de Hulha Negra está na reta final.

Uma das obras mais aguardadas no município na última década deve ser finalizada até o início do próximo ano. Conforme o Setor de Projetos, da Secretaria Municipal de Obras, faltam apenas alguns procedimentos de acabamento para a finalização da obra. "Está faltando a execução do passeio, em torno da rodoviária, que inclui também a acessibilidade, e a área que compreende a entrada dos ônibus", explica o engenheiro Máiquel Duarte. A expectativa é concluir completamente a obra entre dezembro e janeiro, com orçamento de R$ 392.705,17.
O projeto do terminal rodoviário foi retomado no primeiro ano da atual gestão e a prefeitura, como contrapartida, realizou a concretagem da laje, contrapiso e as canaletas de espera para a parte elétrica. Foram realizadas adaptações nos projetos arquitetônico, elétrico e hidráulico da estrutura, visando melhor acessibilidade ao público.
A equipe do governo também realizou adequações na planilha orçamentária e no memorial descritivo da obra, para que a instituição financeira liberasse os recursos de uma emenda de R$ 300 mil, destinada à obra pelo deputado federal Afonso Hamm. A atividade está orçada em, aproximadamente, R$ 420 mil, através da emenda já mencionada, com contrapartida do Executivo.
A construção do terminal rodoviário de Hulha Negra iniciou em 2011, durante o antigo mandato do atual prefeito de Hulha Negra, Renato Machado. “Começamos esta obra ainda no mandato de 2009 -2012. Lamentamos que os outros gestores não deram continuidade e a obra ficou parada por quatro anos, e nesta época se deteriorou. Com gestão séria e compromissada, conseguimos retomar esta importante obra e pretendemos entregar nos próximos dias para a nossa população”, disse o prefeito.
O projeto contempla sala de bilheteria, sala de bagagem, setor administrativo, banheiros masculinos e femininos, três salas para estabelecimentos comerciais com vitrines em vidro e praça de alimentação interna com ambiente de mesas, cozinha e dispensa, e área externa, com cobertura. Também prevê uma área de embarque composta por quatro box para ônibus, cobertos com acesso para o interior do terminal.

Data de publicação: 23/11/2020

Créditos: Ascom Hulha Negra - Joanes Araujo