A Prefeitura de Hulha Negra parabeniza os profissionais pelo Dia do Professor

“O momento é especial e devemos celebrar esses profissionais, responsáveis pela formação e desenvolvimento de toda uma sociedade. É com entusiasmo que parabenizamos, especialmente, os docentes que formam a rede municipal de Hulha Negra, que somam esforços diariamente para garantir uma educação digna e de qualidade para os nossos jovens e crianças, que são o futuro do nosso município. Nosso desafio é constante para atingir os níveis necessários de melhoria e nosso compromisso é continuar perseguindo uma educação pública de qualidade social, alicerçada nos direitos humanos, na eficácia e na eficiência. E para isso, o professor é o nosso principal condutor para que as mudanças ocorram e o futuro chegue com os benefícios planejados e necessários para que a sociedade evolua. Celebramos, portanto, neste 15 de outubro, os mestres, que não apenas ensinam a ler e a escrever, mas, sobretudo, ensinam a pensar.”

Quando surgiu o Dia do Professor?
O dia 15 de outubro é marcado como o Dia do Professor, criado com o intuito de homenagear esse profissional de tão grande importância no desenvolvimento de todos os seres humanos, pois é ele que alfabetiza e ensina as principais áreas do conhecimento às pessoas, durante sua formação escolar.
Naturalmente, quando falamos do professorado, referimo-nos aos profissionais que participam da formação de uma pessoa, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou no Ensino Superior. O papel do professor em todas essas etapas é crucial para o desenvolvimento humano.
A data é celebrada em 15 de outubro em referência a d. Pedro I, que, no dia 15 de outubro de 1827, emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar. No que se refere ao desenvolvimento da educação no Brasil, essa lei foi considerada um passo muito importante porque tratou dos objetos de estudo dos alunos, definiu que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental), e até estipulou o salário dos professores.
Mais de um século depois dessa lei, um professor do estado de São Paulo decidiu utilizar a data 15 de outubro como o momento oportuno para estabelecer um dia de folga a esses profissionais tão atarefados. O idealizador foi Salomão Becker, e de sua ideia se organizou uma confraternização entre professores e alunos.
A proposta de Samuel Becker acabou sendo bem recebida e inspirou outras celebrações do tipo. Em 1948, o Dia do Professor foi oficializado como data comemorativa e feriado no estado de Santa Catarina, e, em 14 de outubro de 1963, por meio do decreto federal nº 52.682, foi criado o Dia do Professor em todo o país.
“Professor, ao longo de sua caminhada você guia e orienta muitas vidas. Mostra a cada instante compreensão, luta, paciência inteligência e dedicação. Estende a mão, inicia o diálogo e caminha para a aventura da vida. Não ensina fórmulas, mas questiona e faz despertar para a realidade. Neste dia tão especial a Administração Pública de Hulha Negra deseja muito sucesso e que a sua estrela continue sendo iluminada pelos caminhos onde passa”,
“Que o reconhecimento pelo seu esforço e trabalho esteja presente não só no dia de hoje, mas em todos os outros também. Feliz Dia dos Professores!”

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 15/10/2021