O decreto 2.206 foi assinado no início desta semana. Ontem (25.01) foi concluído o envio de informações para Defesa Civil Nacional para homologação e publicação no Diário Oficial. O pedido já está cadastrado no sistema da Defesa Civil e aguarda homoloção

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado (PP), decretou situação de emergência em toda a área rural e urbana do município afetadas pela estiagem. O decreto 2.206 foi assinado no início desta semana. Ontem (25.01) foi concluído o envio de informações para Defesa Civil Nacional para homologação e publicação no Diário Oficial. O pedido já está cadastrado no sistema da Defesa Civil e aguarda apenas a homologação.  A força-tarefa contou com a presença do Major Rinaldo da Silva Castro e do Sargento Adão Roberto Rodrigues de Rodrigues, responsáveis pela Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil – 6 CREPDEC Uruguaiana.
Dentre os impactos citados pelo Chefe do Executivo Municipal estão a perda significativa na agricultura e agropecuária, o comprometimento dos níveis de açudes, reservatórios e de bebedouros que abastecem as áreas rurais e urbanas, e grandes dificuldades da população no abastecimento de água para consumo humano e animal. A falta de chuva preocupa, pois o montante dos últimos três meses totalizou apenas 133mm, muito abaixo dos 343mm contabilizados na mesma época nos últimos 25 anos.

Prejuízos
De acordo com dados emitidos pelo escritório municipal da Emater-RS/Ascar, o município apresenta perdas na cultura da soja, leite, sorgo, milho e pecuária de Corte. As perdas estimadas na pecuária chegam ao montante de R$ 644.423,25. O prejuízo total de perdas agropecuárias, segundo o laudo, ultrapassa a casa de R$ 8 milhões.
Atualmente os açudes estão com suas capacidades reduzidas, não tendo condições de atender o consumo humano e nem o animal, sendo também inviável a irrigação de lavoura. Os prejuízos econômicos e sociais já atingem mais de 1200 propriedades rurais, sendo que destas mais de 800 são pequenas propriedades em assentamentos com áreas em torno de 20 hectares, onde a principal atividade é a pecuária leiteira.
“Este quadro se agrava a cada dia mais, visto que nos meses anteriores tivemos chuva abaixo do normal para a época”, relatou o prefeito Renato Machado preocupado com prejuízos que devem ser ainda maiores se a situação não mudar nos próximos dias, uma vez que não há previsão de chuvas consideráveis para alterar o quadro atual.

Abastecimento não parou
A prefeitura está trabalhando de forma incansável, buscando manter o cronograma de entrega de água potável no interior do município. A ação contempla em torno de 250 pontos de entrega, durante os sete dias da semana. “É um trabalho que realizamos o ano inteiro, mas estamos intensificando agora devido a situação”, falou o prefeito acrescentando que “a partir do decreto poderemos angariar recursos em outras esferas para combater a estiagem”, afirmou.
Na sede do município as mais de 1100 famílias são abastecidas com água potável dos quatro poços artesianos. Atualmente é preciso fazer o remanejamento de água por causa da pouca vazão dos poços artesianos. Nestas ações são utilizados dois caminhões e um trator pipa. Apesar de todos os atos desenvolvidos pela prefeitura o racionamento de água por 12 horas foi inevitável.

Data de publicação: 26/02/2018