Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Hulha Negra, através da Secretaria de Agropecuária, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) resultou no Mutirão Social. A ação, desenvolvida através do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, foi realizada no dia 11 de dezembro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Ginásio Carochão, em Hulha Negra.
A ação ofertou de forma gratuita a emissão de CPF e Carteira de Trabalho. Também foram sanadas dúvidas em relação ao INSS.  No Mutirão, a secretaria Municipal de Assistência Social promoveu o Dia da Beleza. Foram distribuídas gratuitamente fichas para corte de cabelo, manicure e unhas decoradas. Foram mais de 150 atendimentos distribuídos entre cinco cabeleireiros e três manicures. Para a garotada a Secretaria ofereceu brinquedos infláveis.
Já a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou gratuitamente a verificação de pressão arterial e HGT, orientações sobre saúde (consultas, exames e dengue), realização de exames laboratoriais (PSA e tipagem sanguínea) e exames de prevenção de colo de útero e mama.
O Programa de Documentação da Trabalhadora Rural é executado pelo Incra e pelo MDA com o objetivo de levar documentação às populações rurais para facilitar o acesso as políticas públicas. O PNDTR é realizado com o apoio do Departamento de Identificação do Estado, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e poderes executivo e legislativo municipais, além de cartórios de registro civil e de instituições cooperativas e sindicais dos trabalhadores rurais.

Data de publicação: 12/12/2018