A Festa do Colono de Hulha Negra está marcada para os dias 9, 10 e 11 de agosto, mas está em plena organização. Nesta semana, as oito candidatas a soberanas do evento passam por provas e cursos. A definição da corte está marcada para sábado. O vice-prefeito de Hulha Negra, Igor Canto, comenta que, para elas, são passadas informações sobre a história e a cultura do município. Sobre a importância das soberanas para a festa, Canto ressalta que se trata de uma tradição e que as jovens são fundamentais para divulgação da programação em toda a região. E há novidades para a 24ª edição da festa: a primeira está relacionada ao café colonial. A ideia é que o público circule ao redor do espaço destinado à culinária.
A mudança de "layout" também deve ocorrer em outros espaços, segundo o vice-prefeito, mas sempre com destaque para o café, que é a principal atração da mostra. São mais de 120 produtos disponíveis para saborear: é a principal vitrine da produção de Hulha Negra. Canto comenta que a organização da festa começou mais cedo neste ano pensando justamente nestas mudanças. E a escolha da corte ocorre mais cedo para que a divulgação seja intensa. A expectativa é de que de 18 a 20 mil pessoas circulem nos três dias de programação.
Canto comenta que houve um salto na agroindústria, que estará em evidência: hoje são quatro. E ele explica que, hoje, esse grupo fornece para cidades de toda a região. A festa é importante para a economia do município, sobretudo para aqueles que trabalham com produtos mais artesanais, coloniais, como pães e cucas.
O vice-prefeito diz que o principal desafio é manter a qualidade da atração, uma vez que houve um crescimento expressivo no interesse pela festa nos últimos anos. Uma equipe de 12 profissionais está envolvida com a organização para garantir isso. O espaço de máquinas também deverá ser uma atração da festa, e a expectativa é que seja bastante visitado. Sobre as atrações culturais, o vice-prefeito adianta que o baile de sábado contará com João Luiz Corrêa. Na sexta-feira, primeiro dia de programação, a noite deverá ser gospel para contemplar um público expressivo.
De acordo com Canto, até a próxima terça-feira, a programação deve estar mais definida, mas ele frisa que há expectativa por um parque para tornar o lazer ainda mais especial, além da presença de um helicóptero, para que seja possível sobrevoar a cidade, opções que ainda estão sendo viabilizadas. O vice-prefeito afirma que há uma preocupação em oferecer para os residentes do município uma programação especial, que atraia, é claro, os moradores da região, mas que também os contemple.

Fonte: Jornal Folha do Sul

Data de publicação: 27/03/2019